Agora sim! A terceira e última parte do especial sobre os discos mais artísticos ou criativos das bandas do lineup. Na primeira e segunda parte, vale lembrar, você já viu as histórias por trás das capas de Duran Duran, Alice in Chains, Faith No More, Peter Gabriel, Black Eyed Peas, para citar alguns exemplos. Agora é a vez do restante do nosso lineup, que inclui Stone Temple Pilots, Primus, Kanye West, dentre outras. Bento Araújo, nosso colunista e editor do Poeira Zine mais uma vez deu bons palpites e ajudou o Portal SWU a selecionar os álbuns. Veja o que você acha das nossas escolhas.
311 – Evolver
Lançado em 2003, Evolver é o sétimo álbum da banda. O conceito da capa e também a fotografia foram feitos por um amigo de longa data dos integrantes, o fotógrafo e designer Ron Ulicny. A inspiração, segundo o artista, veio do trabalho mais psicodélico de bandas da década de 60 e 70 como The Beatles, Led Zeppelin e Pink Floyd. “Eu queria arriscar e fazer algo que se aproximasse de arte, que fosse além de uma simples capa de álbum”, disse Ron ao site oficial da banda.
Black Rebel Motorcycle Club – The Effects of 333
Quinto álbum do grupo e o primeiro lançado pelo selo independente da própria banda, o Abstract Dragon. A capa de The Effects of 333 é minimalista, ideal para o disco, que é todo instrumental e climático. “É um álbum ambiente e barulhento ao mesmo tempo”, avaliou Bento.
Primus – Sailing The Seas Of Cheese
“Lembro do impacto dessa capa, em vinil, quando comprei o meu primeiro disco do Primus em 1992”, disse Bento. Lançado em 1991, a capa do disco é divertida e nonsense, como a banda. Os caras ainda fizeram uma alusão à capa no vídeo da música “Jerry Was a Race Car Driver”, que foi o primeiro single do álbum.
Chris Cornell – Euphoria Morning
Euphoria Morning foi lançado em setembro de 1999 e é o primeiro trabalho solo do vocalista do Soundgarden e Audioslave. “Esse trabalho veio embalado numa capa ligeiramente psicodélica, linkada inclusive com o título do trabalho”, explicou Bento. A canção “Can’t Change Me” ganhou um Grammy – o Oscar da música – no ano 2000.
Stone Temple Pilots – Stone Temple Pilots
Sexto da banda Stone Temple Pilots, o disco homônimo foi lançado em 2010 e é o sucesso de Shangri-La Dee Da, de 2001. A capa deste álbum pode até parecer simples, mas foi feito por um artista plástico mais do que respeitado. A ilustração “paz e amor” é de Shepard Fairey, o mesmo que criou o famoso pôster da campanha presidencial de Barack Obama.
Kanye West – My Beautiful Dark Twisted Fantasy
Este é o quinto álbum de estúdio do rapper Kanye West e o segundo sem o mascote do cantor, o Dropout Bear, o ursinho fofo que apareceu nos três primeiros discos, além de capas de singles e clipes. Mas o mais bacana desta capa é a polêmica toda que ela causou. My Beautiful Dark Twisted Fantasy, lançado em novembro de 2010, foi banido das lojas por conta do “teor pornográfico” na capa: a pintura mostra um casal – pra lá de estranho – em plena atividade sexual. O disco, claro, teve uma capa alternativa.
Primeiro álbum do rapper, lançado em 1993, faz um jogo de palavras entre no nome do artista e uma posição sexual. A capa foi feita pelo artista Joe Cool e mostra um pouco do estilo “gangsta” de viver. As frases Why must I feel like dat?, Why must I chase da cat? and Nuttin’ but da dogg in me, ditas pelos cachorros em cima do muro foram tiradas da música “Atomic Dog”, de 1982, de George Clinton.
Me amarro em ilustrações de capas, principalmente as de rock progressivo, parecem bem abstratas e com muitos detalhes
Muito legal.. :)
muito bom
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse do Primus eu tenho em fita K-7…
muito bom… mas especialmente: Stone Temple Pilots, Kanye West, Snoop Dogg
Todas estao bem legais =D
A foto dos cara do 311 é muito boa.
eu não conhecia o primus, depois de ouvir alguma músicas e agora essa capa, para mim tá demais. quero ficar perto do palco pra curtir ao extremo.
Sem dúvida que esse trabalho são realmente criativos, o design de cada um são detalhadamente trabalhados. Parabéns a aqueles que estão por trás da arte de capa de CD
Bem Legal!