Você já viu um bom documenário sobre sua banda preferida? Essa é ótima maneira de você se interar sobre o surgimento dela, os primeiros integrantes, álbuns de sucesso e as polêmicas envolvendo um ou outro vocalista. Muitas bandas escalam um cineasta experiente (e geralmente fã) para dirigir a narrativa. Outras, como Sonic Youth, apostam na simplicidade e abraçam projetos de fãs.
Foi assim com Sonic Youth: Sleeping Nights Awake, lançado em 2007. O filme foi feito por sete estudantes de segundo grau que registraram a passagem do grupo por Reno, cidade em Nevada, Estados Unidos. Com duração de 1h22, o documentário traz depoimentos dos músicos e membros da equipe técnica, bastidores da turnê, além de imagens dos shows e gravações na íntegra de canções como “Mote”, “Tom Violence” e “Incinerate”.
Gravado 26 anos depois do lançamento do álbum de 1982, o documentário Rio mostra tudo o que aconteceu na época de gravação do mais importante disco do Duran Duran. No filme que dura pouco mais de 2 horas e foi produzido para a TV, os integrantes Simon Le Bon, Nick Rhodes, John Taylor e Roger Taylor falam de cada faixa de Rio e as entrevistas são intercaladas com imagens de show e de arquivo pessoal.
Kanye West na intimidade
Já Kanye West fez algo mais modesto, de apenas 10 minutos e para a internet. O mini-documentário mostra os bastidores do Watch the Throne, projeto dele com outro rapper famoso, o Jay-Z. O vídeo mostra os músicos em estúdio, durante as gravações, imagens de apresentações e da intimidade dos dois artistas.
Inspirados pelo aniversário de 20 anos da Real World Records, gravadora fundada por Peter Gabriel, os cineastas Georg Mass e Dieter Zeppenfeld decidiram transformar em documentário as imagens feitas durante “Real World Recording Weeks”, semanas em que artistas ao redor do mundo se juntavam para fazer música. O filme mostra a atmosfera dessas gravações feitas nos anso 90 e traz os arquivos da Real World e depoimentos de Peter Gabriel sobre como foi trabalhar com artistas de diferentes culturas. (Caroll Almeida)
esqueceram do THE NONA TAPES do alice in chains
Legal mesmo galera!
querooooooooooo ir dia , sojaaaaaaaa ! que vibeeeee em , HAHAHAHAHA *—–*
dia 12****
bem interessantes os projetos!
YEEEEAAAAAHHHHHH otimas dicas…
Bem que o Black Eyed Peas poderia fazer um documentário. O surgimento da banda, a história de cada um, é bem diferente e interessante.. aliás um documentário é sempre uma forma tbm de mostrar que todos passam por dificuldades até chegaram ao objetivo. Serve como um “Não desista”! É mt bom!
Além deste documentário o Duran ainda tem: Sing Blue Silver, o qual relata os bastidores da turnê de 84, com entrevistas e todo o backstage da época. E o mais recente: All you need is now – versão Deluxe Edition – o qual traz o backstage e o comentário dos integrantes sobre cada faixa do novo album…
Ambos imperdíveis.
Esse do Kanye bem que podia ser maior né? 10 min ta pouco! hahaha