Conscientizar ao invés de proibir. Foi assim que a Lei 5.502/09 – que dá desconto de 3 centavos a cada sacola plástica que o consumidor deixa de usar em um supermercado – conseguiu com que a população do Rio de Janeiro diminuísse em 25% o consumo desse item no estado em um ano. O número representa 600 milhões de sacolas a menos em relação as 2,4 bilhões de sacolas plásticas distribuídas anualmente.
Os dados da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) foram divulgados pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, que acredita que propostas como redução do preço das embalagens reutilizáveis, aumento do desconto e propagandas podem incentivar mais pessoas a aderirem à campanha.
Moradora do Rio, a bióloga Josiane Kunzler já não usa mais sacolas plásticas. “Me conscientizei da poluição que causam e a dificuldade de serem degradadas na faculdade”, diz. A bióloga acredita que o desconto é um bom incentivo, mas prefere investimentos em educação. “É preciso que as crianças aprendam porque é tão prejudicial esse exagero de sacolas que usamos. Só assim vamos criar adultos verdadeiramente conscientes. Nem sempre só mexer no bolso, dando desconto ou pedindo para o consumidor pagar pela sacolinha, é a melhor solução”, justifica.
E você? Acredita que, a curto prazo, é mais eficiente dar desconto para quem deixa de usar as sacolas ou cobrar de quem mantém essa prática?
Apesar de tudo, o importante é conscientizar! Não adianta oferecer descontos, as pessoas não irão aprender assim, pois sempre que forem fazer algo pela sustentabilidade vão procurar algo em troca.
eu acho que os supermercados deviam destribiur sacolas não plásticas por pouco tempo (algumas horas ja ajudariam), assim as pessoas teriam pelo menos 1, mesmo quem nao pode ou nao quer comprar.
Aqui em Curitiba, alguns mercados juntos com alguns fabricantes, fizeram isso. Você ganhava as sacolas retornaveis. Isso, que em Curitiba não tem lei nenhuma. Sacola plastica é sacola plastica. Não é cobrado nem dado desconto.