Conscientizar ao invés de proibir. Foi assim que a Lei 5.502/09 – que dá desconto de 3 centavos a cada sacola plástica que o consumidor deixa de usar em um supermercado – conseguiu com que a população do Rio de Janeiro diminuísse em 25% o consumo desse item no estado em um ano. O número representa 600 milhões de sacolas a menos em relação as 2,4 bilhões de sacolas plásticas distribuídas anualmente.
Os dados da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) foram divulgados pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, que acredita que propostas como redução do preço das embalagens reutilizáveis, aumento do desconto e propagandas podem incentivar mais pessoas a aderirem à campanha.
Moradora do Rio, a bióloga Josiane Kunzler já não usa mais sacolas plásticas. “Me conscientizei da poluição que causam e a dificuldade de serem degradadas na faculdade”, diz. A bióloga acredita que o desconto é um bom incentivo, mas prefere investimentos em educação. “É preciso que as crianças aprendam porque é tão prejudicial esse exagero de sacolas que usamos. Só assim vamos criar adultos verdadeiramente conscientes. Nem sempre só mexer no bolso, dando desconto ou pedindo para o consumidor pagar pela sacolinha, é a melhor solução”, justifica.
E você? Acredita que, a curto prazo, é mais eficiente dar desconto para quem deixa de usar as sacolas ou cobrar de quem mantém essa prática?
Há salvação pras sacolinhas ainda…acho que ainda há pouca ajuda do governo em relação a reciclagem desses materiais.
“Conscientizar ao invés de proibir.”
É exatamente disso que o mundo precisa!
aleluia…
Uma coisa a discutir bastante.
=]
Conscientizar? sim > proibir? não
As sacolas plasticas não podem ser consideradas as unicas vilãs do meio ambiente.
Fica muito fácil retirá-las do mercado, como se fosse resolver todos problemas ambientais>qdo. na verdade o maior problema é a falta de consciência da população qto. ao descarte dos materiais que podem ser separados e destinados para a reciclagem.
Já faz muito tempo q não uso mais sacolinhas! Só pego qndo tá faltando pra por lixo em casa… hauhuha… mas é raro!
Tem que incentivar quem adere a sustentabilidade e cobrar de quem não adota essa prática!
É melhor usar toda as ferramentas possíveis, porque sinceramente as pessoas aqui no Brasil demoram muito para tomar consciência de tudo que está acontecendo no meio ambiente e/ou na sociedade.
Poxa, valeu mesmo Alessandra, vou entrar agora!
Bom dia, pessoal! Já ouviram falar da Rádio Beleza FM 105,7, que é a 1º rádio no Brasil que trabalha com o conceito de sustentabilidade.
A rádio é um veículo de comunicação, comercial, que usa do entretenimento para conscientizar e educar os ouvintes sobre a importância de preservar o meio ambiente e tudo que envolve o tema.
Na programação da rádio toca músicas variadas(pagode,funk,sertanejo,pop,hip hop, internacional) e ainda tem, campanhas para a conscientização dos ouvintes.
Se se interessarem, podem curtir pela internet no http://www.belezafm.com.br
Att,
Alessandra.