Conscientizar ao invés de proibir. Foi assim que a Lei 5.502/09 – que dá desconto de 3 centavos a cada sacola plástica que o consumidor deixa de usar em um supermercado – conseguiu com que a população do Rio de Janeiro diminuísse em 25% o consumo desse item no estado em um ano. O número representa 600 milhões de sacolas a menos em relação as 2,4 bilhões de sacolas plásticas distribuídas anualmente.
Os dados da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) foram divulgados pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, que acredita que propostas como redução do preço das embalagens reutilizáveis, aumento do desconto e propagandas podem incentivar mais pessoas a aderirem à campanha.
Moradora do Rio, a bióloga Josiane Kunzler já não usa mais sacolas plásticas. “Me conscientizei da poluição que causam e a dificuldade de serem degradadas na faculdade”, diz. A bióloga acredita que o desconto é um bom incentivo, mas prefere investimentos em educação. “É preciso que as crianças aprendam porque é tão prejudicial esse exagero de sacolas que usamos. Só assim vamos criar adultos verdadeiramente conscientes. Nem sempre só mexer no bolso, dando desconto ou pedindo para o consumidor pagar pela sacolinha, é a melhor solução”, justifica.
E você? Acredita que, a curto prazo, é mais eficiente dar desconto para quem deixa de usar as sacolas ou cobrar de quem mantém essa prática?
em Americana fizeram lei proibindo uso de sacola plastica, mas mal durou 1 semana suspenderam a lei, por eqto…
Sendo com desconto ou cobrando as sacolas, infelizmente o brasileiro só toma alguma atitude quando mexem no bolso dele.
Acho um otimo incentivo.
nem em todos os mercados aqui no rio acontece isso, esto em copacabana, e omercado mais “popular” o “MUNDIAL” alèm de nao apresentar nada de desconto, as atendentes do caixa, ainda colocam uma sacola dentro da outra, pra “ficar resissstente” como dizem… enfim, chega nè! o plastico tem q ser usado com responsabilidade, com zelo, aproveita-lo ao maximo.
A iniciativa é ótima, mas educar as crianças principalmente como foi dito na matéria é essencial.
Se cada um levar sua sacola de feira é melhor ainda!!!
Vamos fazer alguma coisa aí pessoal.. o mundo tem q se conscientizar ;p
Dar o desconto é uma boa sacada para aqueles que não querem se concientizar! Acho muito boa essa ideia desconto, pois além de incentivar o pessoal, nos ressarce, de certa forma, dos impostos absurdos que são cobrados em cima das mercadorias! Também prepara o consumidor para quando for por lei, proibido o uso de sacolas plásticas =D
Aliás, um deles.
Sacolas plásticas são o câncer da humanidade!