Lei faz com que Rio de Janeiro diminua o consumo de sacolas plásticas

Conscientizar ao invés de proibir. Foi assim que a Lei 5.502/09 – que dá desconto de 3 centavos a cada sacola plástica que o consumidor deixa de usar em um supermercado – conseguiu com que a população do Rio de Janeiro diminuísse em 25% o consumo desse item no estado em um ano. O número representa 600 milhões de sacolas a menos em relação as 2,4 bilhões de sacolas plásticas distribuídas anualmente.

Os dados da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) foram divulgados pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, que acredita que propostas como redução do preço das embalagens reutilizáveis, aumento do desconto e propagandas podem incentivar mais pessoas a aderirem à campanha.

Moradora do Rio, a bióloga Josiane Kunzler já não usa mais sacolas plásticas. “Me conscientizei da poluição que causam e a dificuldade de serem degradadas na faculdade”, diz. A bióloga acredita que o desconto é um bom incentivo, mas prefere investimentos em educação. “É preciso que as crianças aprendam porque é tão prejudicial esse exagero de sacolas que usamos. Só assim vamos criar adultos verdadeiramente conscientes. Nem sempre só mexer no bolso, dando desconto ou pedindo para o consumidor pagar pela sacolinha, é a melhor solução”, justifica.

E você? Acredita que, a curto prazo, é mais eficiente dar desconto para quem deixa de usar as sacolas ou cobrar de quem mantém essa prática?

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

45 respostas a Lei faz com que Rio de Janeiro diminua o consumo de sacolas plásticas

  1. fabio marcel disse:

    parabéns ao RIO ,mas precisamos de mais incentivos as ecobags.

  2. Precisamos ver isso no mundo todo!

  3. teria que ser em todos os estados, pelo menos eu acho que só assim mesmo para que funcione!!!!

  4. maryllin disse:

    Parabéns Limeira! Deveria tá rolando no Brasil inteiro já!

  5. Daniel Badue disse:

    Acho que cobrar pela sacola é mais interessante, é uma questão psicologica, os 3% de desconto não vão parecer grande coisa para ele, mas ao utilizar 20 sacolas e vamos supor que cada seja a 15 centavos como a que a Jester comentou. o cliente vai provavelmente pensar no dinheiro que esta gastando.

  6. O correto seria extinguir as sacolas né, mais é um bom começo. Tem que tomar proporções maiores, chegar a nível nacional

  7. Na minha opinião os Supermercados deveriam cobrar de quem mantém essa prática;)

  8. Jester disse:

    O ASSAI daqui de Limeira vende a sacola a 15 centavos, e segundo eles o dinheiro é doado para alguma instituição.

  9. Eliz Machado disse:

    Devia ser uma lei nacional,já passou da hora de diminuir a poluição por sacolas plásticas,concientização rápido e urgente…