Você evita deixar o carro em casa e usar mais sua bicicleta por medo do trânsito? Uma aluna da Universidade de Brighton criou algo que pode ser mais uma solução para essa justificada insegurança. Chamado de Blaze, a criação de Emily Brooke é colocada no guidom da bicicleta e projeta um símbolo verde na rua, alertando o motorista que um ciclista vem logo atrás. Para criar o aparelho de laser, que também é visível de dia, a aluna trabalhou com especialistas em trânsito de Brighton.
Brooke acredita que a invenção fará diferença na segurança, já que o laser aumenta a visibilidade para o ciclista. Segundo ela, a maioria dos acidentes acontece quando o motorista não enxerga a bicicleta em um ponto-cego, por exemplo, e manobra em cima dela. Para o fotógrafo e cicloativista Daniel Guth o projeto é bacana, mas não exclui a necessidade de nenhum dos outros equipamentos de segurança já existentes. “Sinalizar o corpo é bem mais importante. O laser funciona como um plus, um algo a mais que ajudaria, inclusive, o ciclista em um rua mal iluminada, por exemplo”, diz Guth.
Mas, se o laser veio para ajudar os ciclistas, bem-vindo seja!
Putz! Mto show! Eu quero!
Boa a idéia, pena que aqui no Brasil isso sairia muito caro, e se os motoristas não respeitam nem outros carros imagina uma bike, por mais que vejam que tem um ciclista atrás ninguém tá nem aí…
Bem legal!Faz sentido!
banstante interessante e só tem a ajudar
Matéria muito bacana. Mas realmente precisamos de motoristas e motociclistas mais educados.
Disseram tudo aí em cima, não adianta nada os ciclistas tomarem atitudes se os motoristas continuarem não respeitando
=D
Ideia muito boa, mas realmente, motoristas mais educados ajudaria muito mais
Mais uma boa idéia…
idéia legal, mas se não tivermos motoristas mais educados no trânsito nao vai mudar muita coisa!
Educação minha gente!
Infelizmente é bem isso, nem no sinal vermelho temos segurança de passar.
concordo contigo