Todo mundo odeia levar multa no trânsito! Mas olha só essa notícia: parte do dinheiro arrecadado com as multas poderá ser usado em benefícios para os ciclistas! A medida, se aprovada, será aplicada para municípios com mais de 20 mil habitantes.
O projeto de Lei do Programa Bicicleta Brasil (PBB), de autoria do deputado Jaime Martins (PR-MG), que foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, propõe que 15% do valor arrecadado em multas de trânsito financiem programas que beneficiam o ciclista.
A intenção é usar esse dinheiro na construção de ciclovias e ciclofaixas, instalação de bicicletários em espaços públicos, integração das bicicletas ao sistema de transporte coletivo e realização de campanhas educativas sobre as vantagens de usar a bike. “A regra geral é que os ciclistas carecem de local próprio para circular, precisando disputar com os veículos um espaço na via pública, o que gera inúmeros acidentes”, disse o deputado.
Presidente do Clube dos Amigos da Bicicleta (CAB), Sergio Affonso apoia mais essa iniciativa em prol do transporte alternativo, torce para que o projeto vire lei e que seja devidamente cumprido. “Também cabe a nós fazer a nossa parte e utilizar os espaços e faixas destinadas aos ciclistas, para que o poder público veja cada vez mais essa demanda crescente e tome também outras para atender os usuários de bicicleta”, acrescentou.
De acordo com a proposta, o programa fará parte da Política Nacional da Mobilidade Urbana e deverá ser coordenado pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, órgão federal responsável. Além da grana das multas, a iniciativa também poderá ser financiada com a sua contribuição! Topa?
E em são paulo ….quantos mais ciclistas terao que morrer atropelado , sem ninguém falar nada …..ou será que só quando morrer um filho de um playboy ou de uma atriz tipo ciça guimarães é que vão tomar alguma providência …….Ciclovia sinônimo de país evoluído e respeitavel !!!!
DEMORO! isto é pra “Ontem”
Depois do dia mundial sem carro, comecei a ir para o trabalho e faculdade pelo menos uma vez por semana de bike. Percebi a situação que ciclistas passam, estou junto nessa luta!
Tem que começar com as pequenas atitudes, pq se nada for feito as coisas nunca mudarão.
Espero que funcione..
Não adianta de nada ter ciclovias se a segurança da cidade é pequena,Primeiramente eles deveriam MELHORAR o policiamento,tirar as “frutas” podres docomando e colocar patrulhas a pé (ou bicicleta, no caso) pela cidade….