Dinheiro das multas de trânsito poderá financiar ciclovias

Todo mundo odeia levar multa no trânsito! Mas olha só essa notícia: parte do dinheiro arrecadado com as multas poderá ser usado em benefícios para os ciclistas! A medida, se aprovada, será aplicada para municípios com mais de 20 mil habitantes.

O projeto de Lei do Programa Bicicleta Brasil (PBB), de autoria do deputado Jaime Martins (PR-MG), que foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, propõe que 15% do valor arrecadado em multas de trânsito financiem programas que beneficiam o ciclista.

A intenção é usar esse dinheiro na construção de ciclovias e ciclofaixas, instalação de bicicletários em espaços públicos, integração das bicicletas ao sistema de transporte coletivo e realização de campanhas educativas sobre as vantagens de usar a bike. “A regra geral é que os ciclistas carecem de local próprio para circular, precisando disputar com os veículos um espaço na via pública, o que gera inúmeros acidentes”, disse o deputado.

Presidente do Clube dos Amigos da Bicicleta (CAB), Sergio Affonso apoia mais essa iniciativa em prol do transporte alternativo, torce para que o projeto vire lei e que seja devidamente cumprido. “Também cabe a nós fazer a nossa parte e utilizar os espaços e faixas destinadas aos ciclistas, para que o poder público veja cada vez mais essa demanda crescente e tome também outras para atender os usuários de bicicleta”, acrescentou.

De acordo com a proposta, o programa fará parte da Política Nacional da Mobilidade Urbana e deverá ser coordenado pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, órgão federal responsável. Além da grana das multas, a iniciativa também poderá ser financiada com a sua contribuição! Topa?

 

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

36 respostas a Dinheiro das multas de trânsito poderá financiar ciclovias

  1. Pena que eu moro num morro…

  2. Lyn disse:

    Amém! Dinheiro bem investido = povo correto feliz!

  3. Natt Carvalho disse:

    se nao tiver “desvios”.. se sabe neh

  4. Marcia disse:

    Muuuuuito legal esse projeto.
    Tomara que seja aprovado.
    Tem algum abaixo assinado em andamento?? Eu assino embaixo.

  5. fabio marcel disse:

    curti d+ a ideia…

  6. @Willorios disse:

    Só não vale agora levar multas com a desculpa de estar ajudando.