Imagine um aniversário infantil sem fritura, doce, refrigerante ou qualquer guloseima nada saudável. Imagine também um sem muita pompa ou balões gigantes. Agora, coloque essa festa ao ar livre, em um parque repleto de árvores, por exemplo. Pronto. Esse é o aniversário ecológico, que anda fazendo sucesso entre a criançada em Brasília.
O objetivo da festa ecológica é ensinar às crianças valores fundamentais para salvar o meio ambiente e mostrar que a diversão pode também ser um momento de aprendizado. Por isso, tudo é sustentável: das brincadeiras ao cardápio. A decoração é feita com material reciclado e os animadores são trocados por oficinas. Os pequeninos fazem com que caixas de leitem virem vasinhos para plantas e garrafas pet são transformadas estrelas e flores. E depois o momento que os pimpolhos mais gostam: cantar abraçados a uma árvore.
Autora do livro “5 Rs por um mundo melhor”, Ronny Fischer acredita que é uma iniciativa válida e corajosa. “Cada atitude, por mais simples que seja, contribui. É importante despertar essa consciência desde cedo”, disse. Mas como ‘convencer’ a criança a trocar a batatinha frita por biscoitos de linhaça, brigadeiro por bala de água marinha, e ainda esperar que ela goste? Pode dar trabalho, mas os pequenos aceitam mais o que é novidade. “Eles não têm medo do desconhecido. E como eles são muito visuais, é só deixar tudo atrativo, brincar com as cores e formas na comida”, disse Ronny, que adoraria fazer ou ir a uma festa ecológica. E você? Faria uma assim para o seu pequeno?
É uma ótima alternativa para mudar os hábitos das pessoas, uma festa ecológica é uma saída para melhorar a nossa situação e as crianças têm uma facilidade imensa de aprender novas coisas, e um aniversário ecológico seria uma ótima ideia para praticar nas festinhas infantis.