Mini Fórum SWU na ESPM tem participação ativa de estudantes e polêmica

O segundo Mini Fórum SWU, que aconteceu nesta última quarta-feira (24) na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, teve transmissão ao vivo via streaming, teve debate, participação do público, questionamentos e até polêmica! “A rampa de acesso ao cadeirante deste auditório é brincadeira”, criticou Marcelo Yuka, músico, ex-integrante do Rappa e um dos palestrantes do Mini Fórum.

“Se você pegar o cara mais forte que está aqui, ele não conseguiria subir essa rampa em uma cadeira de rodas. E o arquiteto que desenhou esse lindo auditório teve tempo de pensar na cor das cadeiras, em cada detalhe, e não pensou na inclinação dessa rampa?”, questionou Yuka.

Cutucada

A crítica do músico despertou um debate sobre inclusão cultural que envolveu os demais palestrantes do Mini Fórum, Valdir Cimino, presidente da Fundação Viva e Deixe Viver, e Carlos Frederico Lúcio, mestre Antropologia Social e professor pela ESPM. Para os alunos, que marcaram presença no auditório da ESPM, a “cutucada” de Marcelo Yuka serviu de alerta. “Lembrei que muitas vezes o ônibus que eu pego não para quando vê um cadeirante”, disse Marina Dantas, de 17 anos, aluna do primeiro ano da faculdade de Comunicação Social da ESPM.

Outros caminhos

Já para o estudante de Design André Bellusci, de 20 anos, a discussão sobre inclusão cultural foi importante para que as pessoas prestem mais atenção ao que está à sua volta. “Temos que ficar atentos às necessidades dos outros e ao que eles podem nos oferecer. Outras culturas e classes sociais podem apontar caminhos bem interessantes – e diferentes daqueles que imaginávamos”, concluiu.

Depois do Fórum, os estudantes puderam assistir ao show da banda de Marcelo Yuka na quadra da universidade.

 

Esta entrada foi publicada em Notícias SWU. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

18 respostas a Mini Fórum SWU na ESPM tem participação ativa de estudantes e polêmica

  1. é assim que se faz!!!

  2. Carol :) disse:

    As pessoas precisam ser educadas…urgentemente! Acontece que quando não é com a gente, já sabe né…o problema somos nós, a massa, e não as pessoas que precisma de nossa ajuda.

  3. guycunha disse:

    Vamos Botar Este Mundo pra Funcionar!

  4. Infelizmente nosso país ainda é “Um país de poucos”

  5. fabio marcel disse:

    eh isso msm! parabéns.

  6. Isso ai, os estudantes/jovens sempre na frente para lutar pelos nossos direitos!

  7. Aqui em Bh por exemplo é praticamente impossível andas pelas ruas numa cadeira de rodas. E a gente só se dá conta disso quando temos alguém nessa situação próximo a nós.

  8. mas mesmo com todo esse sacrifícios para os cadeirantes ainda escolheram esse palco ?? o.O