Ele é o idealizador dos concertos humanitários Live Aid e Live 8 e luta, há mais de 30 anos, pela construção de um mundo melhor. Senhoras e senhores, Bob Geldof está confirmadíssimo para o Fórum Global de Sustentabilidade do SWU Music & Arts Festival 2011. (Veja matéria publicada na Folha).
Bob Geldof é um dos grandes nomes da música britânica e estará no Fórum para compartilhar com o público a sua experiência na busca de um mundo melhor. Com origem irlandesa, o músico e ativista falará, principalmente, de sua luta contra a pobreza e a fome na África.
Aos 59 anos, Robert Frederick Zenon “Bob” Geldof já foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz e, em 2005, recebeu da organização o título de Man of Peace, em reconhecimento à sua contribuição em favor da justiça e da paz internacional.
Bob foi vocalista da banda de rock The Boomtown Rats, no fim dos anos 70, e em 1982 protagonizou o filme “Pink Floyd The Wall”. O músico ficou muito conhecido pela canção “I Don’t Like Mondays”, mas sua consagração mundial veio depois de fundar, em 1984, o Band Aid, grupo formado por cerca de 40 grandes nomes da música britânica e irlandesa que gravou o single “Do They Know It’s Christmas?”, angariando fundos contra a fome na Etiópia.
Apoio estrelar
Grandes artistas como Bono Vox, Phil Collins, Sting, Duran Duran e George Michael faziam parte do projeto. O Band Aid nasceu após Bob Geldof assistir a uma reportagem de TV sobre a fome na Etiópia. “Eu me senti enojado e envergonhado com o que estava acontecendo na África, e percebi que se eu não fizesse alguma coisa, eu estaria fazendo parte de um crime. Mas não era suficiente apenas colocar a mão no bolso e dar dinheiro”, disse ele na ocasião.
Em 1985, mais uma vez em benefício das vítimas da fome na Etiópia, ele e Midge Ure organizaram o megaconcentro Live Aid, em uma das maiores transmissões de broadcasting da televisão – estima-se que os shows tenham sido assistidos por cerca de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo.
Depois de duas décadas, Bob Geldof repetiu a dose e organizou o Live 8, nos mesmos moldes do clássico Live Aid, com o objetivo de chamar a atenção do G8 (o grupo dos oito países mais ricos do mundo) para a questão da fome e da pobreza. Mais de mil músicos se apresentaram no evento, que foi transmitido mundialmente por 182 redes de televisão e 2 mil estações de rádio, atingindo o número impressionante de 3 bilhões de pessoas.
Deu pra ter noção do tamanho da representatividade do artista e, consequentemente, do Fórum Global de Sustentabilidade, não deu?
Além de Bob Geldof, já confirmaram presença na segunda edição do Fórum o músico Neil Young, o surfista e fundador da Waves For Water, John Rose; o diretor geral da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana; o diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani; a ativista e diretora do estúdio de música Premises Studios, Julia Craik; o estudioso de mudanças climáticas Sérgio Besserman; a filha do músico Peter Gabriel e uma das criadoras (em conjunto com Hunter Heaney) do The Voice Project, Anna Gabriel; a estilista americana Donna Karan; e William McDonough e Michael Braugart, da empresa de design sustentável Cradle to Cradle.
É isso, mais uma lista de bons motivos para nos vermos lá!
‘I DON´T LIKE mONDAY!! ‘hihihihi
Ótima presença confirmada para o SWU!
Como faço pra participar dos foruns? o.O
quando crescer vou tentar ser igual a ele!@
muito otimo!!!!
Neil Young e Bob geldof no fórum, sai coisa boa ai.
Que irado, ele é genial! Ótima presença confirmada para o SWU! :-)
Muito importante essas paletras, além dos skows, e atrações que comparecerão no evento é de suma importancia para nós jovens pois trata-se de informação, e toda informação gera aprendizado, e todo aprendizado gera cultura.
Precisamos enriquecer nossa bagagem cultural.
Live Aid… mto boa Ideia…
Uhuuuuuuuuuu Tamo junto!