Gente maluca, fãs insanos, uma multidão. É isso que o Down, que toca no SWU Music & Arts Festival 2011 no dia 14 de novembro, espera do Brasil. A banda, que deve começar a gravar músicas novas no fim do ano, fará sua primeira apresentação no País e está cheia de expectativas: “o show vai ser perfeito”.
Confira aí o bate-papo com o vocalista Phil Anselmo (foto), que falou com exclusividade ao Portal SWU.
O último disco do Down saiu em 2007. Desde 2008 vocês têm um projeto para lançar novas músicas em 4 diferentes EPs. Por que não lançar apenas um novo álbum?
Phil Anselmo: O EP é a maneira mais rápida de levar a música ao público. Eu acho que é importante que, sempre que tivermos uma música extra, qualquer música nova, que ela chegue aos fãs o quanto antes.
Vocês planejam lançar alguma música nova em breve?
Sim. Nós, provavelmente, começaremos a gravar no fim do ano. Se não rolar, no começo de 2012. E o novo trabalho deve ser lançado no mais tardar em março.
Quando vocês lançaram o DVD ao vivo, a banda já tinha anos de estrada. Por que demorou tanto pra banda soltar material desse tipo?
Eu não estava muito seguro quanto a lançar qualquer material ao vivo. Especialmente material mais antigo. Mas nós lançamos pra marcar nosso reencontro depois de 5 anos. Foi um recomeço. O processo todo foi muito interessante: eu tinha acabado de fazer uma cirurgia nas costas e estava me recuperando. Nós estávamos começando a nos conhecer novamente. E o processo todo foi muito revelador. Às vezes até doloroso, não apenas fisicamente, mas a dor crescente de voltar a tocar ao vivo com a banda. A banda quis compartilhar isso com o público e um DVD ao vivo seria o melhor jeito de fazer isso.
E você gostou do resultado?
Eu achei OK. Hoje eu sou um cantor melhor, estou em melhor forma. Acho que sou uma pessoa melhor agora.
É a primeira vez que vocês estão vindo para o Brasil. Quais são suas expectativas?
Eu já estive no Brasil muitas vezes antes, mas não com o Down. Brasil será perfeito. O Brasil é o Brasil!!! Isso significa pessoas loucas, fãs incríveis, ótima plateia, e, você sabe, sem enrolação, direto ao ponto!
O SWU não é apenas um festival de música. É também uma plataforma de sustentabilidade. O que você pensa a respeito?
Muito importante! Onde eu vivo, neste último inverno, assistimos ao vazamento de óleo no nosso Golfo, matando não sei quantos tipos de animais, vida marinha, a indústria de alimentos foi abalada. Nós tivemos também o Furacão Katrina pra nos arrancar do chão. Então, eu entendo o poder da natureza e também o poder de sustentar a natureza e de manter o equilíbrio. Então, pode acreditar, eu me preocupo muito em reciclar e ser sustentável. Acredito que quanto mais gente pensar assim, globalmente, melhor estaremos. Não estou querendo ensinar religião para ninguém, mas, para mim, Deus é a Terra, e a Terra é Deus. Se destruímos um, destruímos o outro. Aí teremos que aguentar as consequências.
Gente! o Phil Anselmo depois de anos de heroína ainda consegue manter um raciocínio lógico? isto é um milagre! Show imperdível, estarei lá!
Vai ser loucura total…
aeeee doidera o/… rsrsrs
Boa entrevista do anselmo!
UOOOOOOOOOL! Vaaai ser muito bom \o/
isso ae pow!!
Garanto q nos dias do eventos estaremos mais loucos ainda!!!
Vamo q vamo… Loucura loucuraaaa…
Quearia ter tido a oportunidade de ver o Pantera ao vivo, mas fico feliz pra caramba com a oportunidade de ver o Down, Phil Anselmo tem um dos vocais mais poderosos do Metal!
o//
woooww aew phil pode creer
que agente é bem louco
E insanos seremos :) Mas sem violência \o/