Obra de arte nas capas: veja os álbuns criativos de 5 bandas de nosso lineup

Tem álbum que é pura obra de arte. Não só pelas excelentes músicas, mas também por conta da capa criativa, do impacto que causou ao chegar às prateleiras das lojas ou até do artista renomado que assina. A partir de hoje, o Portal SWU, com uma mãozinha do nosso colunista e editor do Poeira Zine, Bento Araújo, faz um especial sobre as capas mais belas e criativas das cinco bandas escolhidas por você na nossa enquete. Sinta-se à vontade para comentar, discordar ou concordar com a gente.

Miyavi – Gagaku

Gagaku é o primeiro álbum do mestre da guitarra japonês, lançado em 2002, logo após a saída de Miyavi  da banda Due’le Quartz. A capa, uma fotografia duplicada de um corvo em cima de uma lata de lixo, segue a linha das canções, que são sombrias e experimentais. Após essa fase, o cantor começou a ficar mais pop, colorido e a flertar com diversos estilos, que passa pelo jazz, rock e até salsa.


Duran Duran – Rio

Rio, o maior sucesso do grupo Duran Duran, foi lançado em 1982 e é nele que está a clássica “Save a Prayer”. O encarte do disco mais famoso foi desenhado por Patrick Nagel,  designer gráfico dos anos 80. Além da capa para o Duran Duran, Nagel, que desenhava principalmente mulheres, ilustrou revistas como Rolling Stone e Playboy.  Um outro desenho de Nagel foi usado na capa alternativa do álbum Rio, que foi remasterizado e lançado com tiragem limitada em 2001.


The Black Eyed Peas – Monkey Businnes

Monkey Businnes, lançado em 2005, não foi tão bem aceito pelos críticos especializados quando o antecessor, o Elephunk, mas nas pistas ele bombou muito mais com os hits “Pump it”, “My humps” e “Don’t lie”, por exemplo. A logo divertida com o macaquinho e toda a concepção da capa foi feita pelo artista Florencio Zavala (com uma ajuda, claro, do cabeça do grupo Will.I.am.). O álbum ainda tem uma capa alternativa, lançada apenas no mercado asiático.


Alice in Chains – Alice in Chains

Também conhecido como Tripod ou Three-Legged Dog, o terceiro álbum de estúdio do Alice in Chains, lançado em 1995, é hoje uma raridade. Ele foi lançado em duas versões: uma com a caixa de acrílico verde-amarelo transparente e a parte lateral roxa e a outra com o esquema de cores invertidos. A capa colorida dava um aspecto ainda mais bizarro ao cachorro de três pernas que ilustra o encarte.


Megadeth – Rust In Peace

Lançado em 1990, o quatro álbum de estúdio da banda traz 9 faixas inspiradas em temas como guerra, religião, fantasia e lixo nuclear. Todos esses elementos também são representados na capa. “O mascote Vic Rattlehead em toda pompa e glória, cercado dos cinco maiores líderes políticos do começo dos anos 90 e com o ET de Varginha? Overdose de azul e grande impacto”, avaliou Bento.


Esta entrada foi publicada em Notícias FESTIVAL. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

42 respostas a Obra de arte nas capas: veja os álbuns criativos de 5 bandas de nosso lineup

  1. ‘o terceiro álbum de estúdio do Alice in Chains, lançado em 1995, é hoje uma raridade’ e eu tenho!!!

  2. Alice in Chains, com toda certeza!

  3. Marco disse:

    A do Black Eyed Peas nem é tão legal assim. A melhor mesmo é a do Alice in Chains

  4. Alice in Chains – Alice in Chains o/

  5. Pra mim faltou o Goo do Sonic Youth !

  6. Naty\O/ disse:

    Primeiro Álbum do miyavi! *-* As músicas deste álbum são ótimas ♥

  7. A do Miyavi é boa, mas ainda sim fico com a do Alice in Chains…

  8. Alice In Chains. Sem comentários [2]!

  9. Megadeth… muito massa!!!
    Mesmo sendo de 1990, foi inspirado em temas que ainda hoje são marcantes…