Sustentabilidade não se impõe, se entende

Das certezas que tenho na vida, poucas são mais exatas do que esta: confiança compromete mais do que cobrança. Pesquisas apontam que as mulheres são mais fiéis quando têm um companheiro que confia nelas. De fato, um namorado chato, inseguro e inquisidor alimentaria alguma revolta nessa mulher, ao passo que a traição da confiança deste homem geraria uma culpa impossível de ser carregada. A mesma regra vale para o trabalho, como decepcionar um chefe que acredita plenamente em você? Não dá.

Fez barulho aqui no portal uma matéria recém publicada sobre um garoto de 8 anos que foi repreendido na escola por gostar de rock pesado. Não vou aqui entrar no mérito da questão, a mãe do menino entendeu que a escola errou, tirou o filho de lá e ponto. Assunto encerrado. O curioso é que o menino, em entrevista à Caroll Almeida, repórter do Portal SWU, quando questionado se a reprimenda o faria deixar de gostar de rock pesado, respondeu: “Nunca. Nunca vou parar. Música é o que eu mais gosto e eu estou aprendendo guitarra porque um dia ainda vou ter minha banda. É meu sonho”. Não sei o que a diretora da escola pretendeu ao condenar o menino, mas que o fato só fez ele se apegar ainda mais às bandas pesadas, fez. (Lembra do namorado ciumento?).

Agora, vamos trazer a discussão aqui para nosso quintal, você recicla lixo? Você joga bituca e papel de bala na calçada? Você devolve o troco a mais na padaria, devolve o smartphone encontrado na rua, apaga as luzes quando sai de casa, evita desperdícios com alimentos? E qual a chance de você fazer isso tudo – ou parte disso – se estiver alguém no seu pé questionando, dando bronca, apontando o dedo, dizendo o que está errado e mostrando imagens catastróficas decorrentes de sua inanição? Este talvez seja o maior acerto do SWU como um movimento em prol da sustentabilidade. O SWU não impõe, mas mostra o caminho.

“Começa com você” é um slogan bem resolvido. O subtexto disso não seria um “você tem que fazer!”, e sim um “contamos com você”. E quando (em meio ao anúncio de tantas bandas, DJs e atrações), levamos até você uma notícia de sustentabilidade, ou mesmo um gigantesco Fórum sobre o tema, estamos apenas dizendo: “olha, cara, é possível viver assim!”.

A gente separa os ingredientes, mas na hora de meter a mão na massa você vem junto! Porque nada disso, nem Festival, nem Movimento, aconteceria sem você. E cada clique nesse portal, cada palavra lida, cada comentário feito, cada mensagem mandada e cada ingresso comprado é prova disso.

Obrigado pela confiança – que nós devolvemos em igual intensidade. Nos vemos aqui, ali, no ontem e no amanhã, porque o Movimento não para – e você é a parte fulcral dele!

 

Esta entrada foi publicada em Redação SWU por Fabiano Rampazzo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

45 respostas a Sustentabilidade não se impõe, se entende

  1. Muita gente precisava ler este texto!!!!!

  2. Excelente esse texto… Bom para todos refletirem… Parabéns Fabiano

  3. Tadeu Pereira disse:

    Minha parte esta sendo feita… mas tem mto a ser feito ainda…

  4. Duranice disse:

    Parabéns pelo texto Fabiano. Eu como professora tenho a responsabilidade de também mostrar para os meus alunos o caminho o qual é importante seguir, seja em atitudes sustentáveis ( o site e o evento foram temas da minha aula recentemente ), ou seja com outras atitudes de cidadania.

    Pois, acredito em um mundo melhor no futuro, mas com atitudes significativas no presente.

    Estarei no SWU com certeza para vivenciar não só os shows mas também a experiência sustentável.

    ” All you need is now.”

  5. fabio marcel disse:

    d+ esse texto!!! eu estou fazendo minha parte…

  6. Fabiane disse:

    Menos imposição, mais ação! o/

  7. Confesso ainda está meio acomodada quanto a tantas ações que já poderia ter feito, deixar de jogar papel de bala na rua, e guarda no bolso até chegar em casa é acaba sendo pouco. Talvez a maior ação que me orgulho de dizer é doar sangue, porém pretendendo vestir a camisa e começar agir encima do que eu acredito!

  8. Texto fantástico. O SWU consegue trazer muita gente pra esse lado da sustentabilidade. O SWU abre o olho de muita gente sem elas perceberem. Parabéns! [2