Das certezas que tenho na vida, poucas são mais exatas do que esta: confiança compromete mais do que cobrança. Pesquisas apontam que as mulheres são mais fiéis quando têm um companheiro que confia nelas. De fato, um namorado chato, inseguro e inquisidor alimentaria alguma revolta nessa mulher, ao passo que a traição da confiança deste homem geraria uma culpa impossível de ser carregada. A mesma regra vale para o trabalho, como decepcionar um chefe que acredita plenamente em você? Não dá.
Fez barulho aqui no portal uma matéria recém publicada sobre um garoto de 8 anos que foi repreendido na escola por gostar de rock pesado. Não vou aqui entrar no mérito da questão, a mãe do menino entendeu que a escola errou, tirou o filho de lá e ponto. Assunto encerrado. O curioso é que o menino, em entrevista à Caroll Almeida, repórter do Portal SWU, quando questionado se a reprimenda o faria deixar de gostar de rock pesado, respondeu: “Nunca. Nunca vou parar. Música é o que eu mais gosto e eu estou aprendendo guitarra porque um dia ainda vou ter minha banda. É meu sonho”. Não sei o que a diretora da escola pretendeu ao condenar o menino, mas que o fato só fez ele se apegar ainda mais às bandas pesadas, fez. (Lembra do namorado ciumento?).
Agora, vamos trazer a discussão aqui para nosso quintal, você recicla lixo? Você joga bituca e papel de bala na calçada? Você devolve o troco a mais na padaria, devolve o smartphone encontrado na rua, apaga as luzes quando sai de casa, evita desperdícios com alimentos? E qual a chance de você fazer isso tudo – ou parte disso – se estiver alguém no seu pé questionando, dando bronca, apontando o dedo, dizendo o que está errado e mostrando imagens catastróficas decorrentes de sua inanição? Este talvez seja o maior acerto do SWU como um movimento em prol da sustentabilidade. O SWU não impõe, mas mostra o caminho.
“Começa com você” é um slogan bem resolvido. O subtexto disso não seria um “você tem que fazer!”, e sim um “contamos com você”. E quando (em meio ao anúncio de tantas bandas, DJs e atrações), levamos até você uma notícia de sustentabilidade, ou mesmo um gigantesco Fórum sobre o tema, estamos apenas dizendo: “olha, cara, é possível viver assim!”.
A gente separa os ingredientes, mas na hora de meter a mão na massa você vem junto! Porque nada disso, nem Festival, nem Movimento, aconteceria sem você. E cada clique nesse portal, cada palavra lida, cada comentário feito, cada mensagem mandada e cada ingresso comprado é prova disso.
Obrigado pela confiança – que nós devolvemos em igual intensidade. Nos vemos aqui, ali, no ontem e no amanhã, porque o Movimento não para – e você é a parte fulcral dele!
As informações são depositadas aqui no site do SWU e espalhadas pela internet sim, mas se cada um de nós não fizer por onde, fica apenas assim, informações depositadas num site (virtual) e nada real. apoiado!
Texto fantástico. O SWU consegue trazer muita gente pra esse lado da sustentabilidade. O SWU abre o olho de muita gente sem elas perceberem. Parabéns!
assinado em baixo;
agora é com nós,
ou melhor!
com migo
jonathan ferreira cabral
muito boa a atitude inovadora do swu,ano passado fui curtir bastantante,e sou um dos grandes divulgadores do evento pode acreditar,por sinal pra completar quem faz o cenario pra mim e um dos melhores cenografos do brasil, Ze carratu,sou grande fan do trabalho dele,e tenho o orgulho de conhecelo pessoalmente gostaria de esta participando ,trabalhando no dia como voluntario se possivel,moro aqui no litoral ,e trabalho com producao de evento tambem,pra mim seria uma grande experiencia,valeu abs todos.
eh isso ae
Adorei o texto. Mas poucas pessoas pensam assim…o que é uma pena. Esses dias fui num simpósio e achei um iPhone novo. Confesso que no começo não pensei em devolver, pelo simples fato de que um dia perdi meu celular e não me devolveram. A dona chegou e me perguntou se eu havia visto um celular- poderia dizer que não, mas disse sim, e devolvi. Quando minha amiga perguntou o porque daquilo, disse que faço pros outros o que queria que as pessoas fizessem por mim. Outro dia achei uma bolsinha com canetas, lapiseiras, borracha, materiais de escola (no caso, achei na facul). Lembrando do episódiuo do celular, procurei um guardinha e comuniquei onde achei. O mundo nos testa a cada gesto, para ver se estamos preparados para o bem maior, que é salvar o planeta. Imagina todas as pessoas fazendo o que desejam que as outras fizessem por elas? É por isso nque o slogan “começa com você” é o melhor de todos os tempos. E tenho dito.
É isso aí, Carol. Até porque, não tem preço o nosso sono tranquilo da sensação de que, independente de como os outros ajam, a gente fez a nossa parte! Parabéns.
Fantástica a analogia entre confiança e cobrança (eu sou muito assim … me cobre e eu não farei). Parabéns SWU e parabéns ao Fabiano Rampazzo que estou começando a conhecer e gostando.
“E cada clique nesse portal, cada palavra lida, cada comentário feito, cada mensagem mandada e cada ingresso comprado é prova disso.” Fiquei sem graça agora… ^^
Mas é isso mesmo! E também sou muitíssimo grata ao SWU! A maior conscientização já promovida no Brasil!! Viva a música! Viva a arte!
Fique orgulhosa, Sara! E obrigado.
Acredito que mostrar o caminho da sustentabilidade é o certo a fazer, mas precisamos educar as classes sociais mais baixas de todo ponto negativo oriundo do comportamento degenerativo que eles tem em relação ao ambiente acredito que a edução e mostrar boas soluções é o que faz o comportamento mudar.
Se metade do mundo pensasse assim seria lindo. Pena que ainda estamos engatinhando na questão respeito.