A música independente e a fórmula do sucesso!

Voltei!

Bom, o acordo era falar de música e das suas dispersões com criatividade e sustentabilidade, certo? Então simbora promovermos a ideia de ideias possíveis e, finalmente, saber como concretizá-las de algum modo no palco nosso de cada dia!

Muitas pessoas que encontro questionam sobre esse “novo momento da música e da indústria”, no intuito de extrair alguma equação que componha a fórmula do sucesso nesse campo.

Mas, sabe de uma coisa? Essa fórmula não existe!

Pois é… essa coisa de virar um fenômeno na internet e/ou ter um vídeo com milhares de “views” representa (em partes) a realidade. Mas, o que existe na prática são outras coisas, outros afazeres, compromissos e responsabilidades. O fundamental é cuidarmos da constância, e não somente do instante. Pense nisso!

Fala-se muito sobre o “momento” – e não da carreira em si! Lembre-se de perguntar ao seu projeto onde ele estará em 6 meses, ou em 1 ano? Afinal, aparecer no meio de tanta informação e conteúdo já é difícil, e mais complicado ainda é manter-se intacto na essência da sua música dando sobrevida à sua obra!

Dica do Anitelli

Se você busca espaços em mídias especificas e tradicionais a dica é a seguinte: entenda como determinada mídia trabalha, os acordos necessários para ocupar o espaço dentro dela e veja se faz sentido com o projeto de carreira que outrora você minuciosamente articulou.

E saiba: tem uma fila imensa fazendo exatamente isso, tá? Ok, ok, é chato, mas é preciso, a correria tá pra todo mundo. Inclusive pra quem já estava inserido no mercado (rádios, TVs) e agora se vê concorrendo com aquela “musica da internet”. O leque abriu (ainda bem!).

Fica outra dica então: um trabalho com personalidade, autonomia e identidade já é um bom começo pra qualquer coisa acontecer. Jogue a semente da tua palavra sonorizada e busque seu público! É ele o seu melhor parceiro, ele é quem lhe dirá a verdade na hora da harmonia e da dissonância.

Ah, outra coisinha, nenhuma banda é dona de público algum, tá? Isso é outro equivoco que inventaram. O silêncio estará sempre à disposição de todos, já o som… esse se propaga no ar! Portanto, ocupe-o com boas ideias!

Esta entrada foi publicada em Música Livre por Fernando Anitelli. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

46 respostas a A música independente e a fórmula do sucesso!

  1. Não deixa de ser importante, mas a competência que é dada a música não seria nada sem o sentimento e a sabedoria que é produzida uma boa música. Todo essa formula de atingir o publico acredito que não seja o alvo, quando se buscar cantar com verdade e não por sucesso, e é assim que vejo o tm.

  2. Carol :) disse:

    Apesar da mídia ser um dos meios para o sucesso, acho que o músico deve tratá-lo como consequência de um belo trabalho, que finalmente foi reconhecido. A fama, venda de cds e tudo que a industria da música proporciona nem sempre faz aqueles que realmente vivem disso felizes…infelizmente a música se tornou um produto de venda, e está deixando de ser a bela arte que sempre foi…concordo com Anitelli quando ele diz que “não há formula”: o que há é competência.

  3. temos que acabar com isso de industria da musica, a musica naum deve ser um produto e sim um direito

  4. Gaba Abag disse:

    boa inciativa (Y)

  5. FERNANDO disse:

    Iniciativa boa, música ruim (pro meu gosto).

  6. Nica disse:

    Belas palavras!!!

  7. Francyclaudio disse:

    É isso que faz d’o Teatro Mágico o grande sucesso independente que é. Faço das suas palavras Anitelle as minhas. Abs

    • Jao Galego disse:

      Caro
      Concordo em parte com seu discurso.
      Apenas destaco que os movimentos começam dentro de um contexto histórico e social – veja todos os exemplos que a história nos dá (aqui no país o último grande movimento aconteceu no inicio do sec. XX com o Modernismo/Semana de Arte Moderna, com desdobramentos até hoje.
      Ter conhecimento específico – musical, além de posicionamento filosófico ajuda em muito pra quem tem boas idéias.
      O que precisamos e parar de copiar os outros e criar infraestrutura para que os nossos possam mostrar os trabalhos e o publico interagir.
      Os meios, já temos em demasia.

      • Duranice disse:

        Muito boa as suas observações sobre o assunto.

        Enfim alguém consciente que sabe escrever bem e sabe do que está falando.

        ABS

        Duranice