Voltei!
Bom, o acordo era falar de música e das suas dispersões com criatividade e sustentabilidade, certo? Então simbora promovermos a ideia de ideias possíveis e, finalmente, saber como concretizá-las de algum modo no palco nosso de cada dia!
Muitas pessoas que encontro questionam sobre esse “novo momento da música e da indústria”, no intuito de extrair alguma equação que componha a fórmula do sucesso nesse campo.
Mas, sabe de uma coisa? Essa fórmula não existe!
Pois é… essa coisa de virar um fenômeno na internet e/ou ter um vídeo com milhares de “views” representa (em partes) a realidade. Mas, o que existe na prática são outras coisas, outros afazeres, compromissos e responsabilidades. O fundamental é cuidarmos da constância, e não somente do instante. Pense nisso!
Fala-se muito sobre o “momento” – e não da carreira em si! Lembre-se de perguntar ao seu projeto onde ele estará em 6 meses, ou em 1 ano? Afinal, aparecer no meio de tanta informação e conteúdo já é difícil, e mais complicado ainda é manter-se intacto na essência da sua música dando sobrevida à sua obra!
Dica do Anitelli
Se você busca espaços em mídias especificas e tradicionais a dica é a seguinte: entenda como determinada mídia trabalha, os acordos necessários para ocupar o espaço dentro dela e veja se faz sentido com o projeto de carreira que outrora você minuciosamente articulou.
E saiba: tem uma fila imensa fazendo exatamente isso, tá? Ok, ok, é chato, mas é preciso, a correria tá pra todo mundo. Inclusive pra quem já estava inserido no mercado (rádios, TVs) e agora se vê concorrendo com aquela “musica da internet”. O leque abriu (ainda bem!).
Fica outra dica então: um trabalho com personalidade, autonomia e identidade já é um bom começo pra qualquer coisa acontecer. Jogue a semente da tua palavra sonorizada e busque seu público! É ele o seu melhor parceiro, ele é quem lhe dirá a verdade na hora da harmonia e da dissonância.
Ah, outra coisinha, nenhuma banda é dona de público algum, tá? Isso é outro equivoco que inventaram. O silêncio estará sempre à disposição de todos, já o som… esse se propaga no ar! Portanto, ocupe-o com boas ideias!
Não deixa de ser importante, mas a competência que é dada a música não seria nada sem o sentimento e a sabedoria que é produzida uma boa música. Todo essa formula de atingir o publico acredito que não seja o alvo, quando se buscar cantar com verdade e não por sucesso, e é assim que vejo o tm.
Apoiado.
Apesar da mídia ser um dos meios para o sucesso, acho que o músico deve tratá-lo como consequência de um belo trabalho, que finalmente foi reconhecido. A fama, venda de cds e tudo que a industria da música proporciona nem sempre faz aqueles que realmente vivem disso felizes…infelizmente a música se tornou um produto de venda, e está deixando de ser a bela arte que sempre foi…concordo com Anitelli quando ele diz que “não há formula”: o que há é competência.
temos que acabar com isso de industria da musica, a musica naum deve ser um produto e sim um direito
Concordo.
bela iniciativa.
boa inciativa (Y)
Iniciativa boa, música ruim (pro meu gosto).
Belas palavras!!!
É isso que faz d’o Teatro Mágico o grande sucesso independente que é. Faço das suas palavras Anitelle as minhas. Abs
Caro
Concordo em parte com seu discurso.
Apenas destaco que os movimentos começam dentro de um contexto histórico e social – veja todos os exemplos que a história nos dá (aqui no país o último grande movimento aconteceu no inicio do sec. XX com o Modernismo/Semana de Arte Moderna, com desdobramentos até hoje.
Ter conhecimento específico – musical, além de posicionamento filosófico ajuda em muito pra quem tem boas idéias.
O que precisamos e parar de copiar os outros e criar infraestrutura para que os nossos possam mostrar os trabalhos e o publico interagir.
Os meios, já temos em demasia.
Muito boa as suas observações sobre o assunto.
Enfim alguém consciente que sabe escrever bem e sabe do que está falando.
ABS
Duranice