O 2º Fórum Global de Sustentabilidade SWU

Neil Young, Bob Geldof, Virgílio Viana, John Rose, Mario Mantovani estão entre os palestrantes confirmados

 

Depois de uma estreia bem-sucedida em 2010 com a participação de 29 palestrantes nacionais e internacionais, público in loco de 3.900 pessoas e audiência de mais de meio milhão de views pelo portal SWU, o Fórum Global de Sustentabilidade realiza a sua segunda edição este ano durante o festival de música, artes e consciência que celebra o movimento.  Serão 3 dias de debates e discussões em torno de ideias, experiências e propostas para a sustentabilidade.

Neil Young – Um dos principais convidados este ano é o cantor e compositor canadense Neil Young, uma das principais vozes pacifistas da América nos anos 60. Extremamente engajado em causas sociais, Young conseguiu converter seu Lincoln Continental 1959 em um carro que só utiliza energia alternativa (bio-combustível e bateria elétrica), batizado de “LincVolt”. A bordo dele foi filmado na Texas Highway, entre La Grange e Austin,  cantando músicas ao vivo e mostrando a viabilidade do projeto, que resultou no documentário “Get Around”.

Bob Geldof foi o idealizador dos concertos humanitários Live Aid e Live 8 e luta, há mais de 30 anos, pela construção de um mundo melhor. Aos 59 anos, Robert Frederick Zenon “Bob” Geldof já foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz e, em 2005, recebeu da organização o título de Man of Peace, em reconhecimento à sua contribuição em favor da justiça e da paz internacional. Bob foi vocalista da banda de rock The Boomtown Rats, no fim dos anos 70, e em 1982 protagonizou o filme “Pink Floyd The Wall”. O músico ficou muito conhecido pela canção “I Don’t Like Mondays”, mas sua consagração mundial veio depois de fundar, em 1984, o Band Aid, grupo formado por cerca de  40 grandes nomes da música britânica e irlandesa que gravou o single “Do They Know It’s Christmas?”, angariando fundos contra a fome na Etiópia.

Jon Rose – Surfista americano e fundador da Waves For Water. Inspirado por seu pai, Jack Rose, que já tocava um projeto de beneficiamento de água na África, o surfista profissional Jon Rose idealizou o movimento Waves for Water há dois anos. O projeto tem como missão salvar vidas levando água potável para comunidades carentes, vítimas de guerras e catástrofes naturais. A atuação da organização se dá através do fornecimento, a essas comunidades, de filtros especiais que transformam qualquer tipo de água imprópria em potável.

The Voice Project (Anna Gabriel e Hunter Heaney) – Campanha que emprega a música e a voz de artistas para arrecadar recursos em benefício de comunidades atingidas pela guerra na África. O projeto tem origem nas batalhas do Sudão, Congo e Uganda. Homens, jovens e crianças que serviram como soldados nesses conflitos não voltavam pra casa com medo de represálias. Por meio de uma corrente de canções que se espalhavam pelas rádios e boca a boca, as viúvas faziam chegar aos soldados mensagens dizendo que estavam perdoados e que podiam retornar. Com a ajuda de entidades internacionais, a prática cresceu e virou o The Voice Project.

Virgílio Viana – Diretor Geral da Fundação Amazonas Sustentável, atua para valorizar os serviços ambientais nas Unidades de Conservação do Amazonas e remunerar as comunidades que vivem na floresta. Ex-Secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas e Professor da ESALQ/USP, coordenou processo que deu origem ao FSC (Forest Stewardship Council).

William McDonough e Michael Braugart, da Cradle to Cradle (empresa de design) – Trabalham com design de produtos levando em conta os princípios da sustentabilidade.

Mario Mantovani – Ambientalista e Diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, cuja missão é promover a conservação da diversidade biológica e cultural da Mata Atlântica, e estimular ações para o desenvolvimento sustentável, educação e cidadania socioambiental.

Esta entrada foi publicada em Fórum Global de Sustentabilidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

31 respostas a O 2º Fórum Global de Sustentabilidade SWU

  1. arvores centenarias disse:

    Estamos ha 2 aqnos tentando falar que a unica acao global de sustentabilidade, vem do Brasil.
    Nos temos o unico prpojeto de grande impacto ambiental que entra todo o Planeta, e a SWU nao nos chama para ao menos saber que Projeto é esse, que leva inclusive ONU, Zeze Di Camargo,Vaticano, Ministerios,e o SWU, nao nos permite divulgar, inclusive, o evento sera onde vai ser executada a primeira acao. O projeto é cientifico, assinado por especialistas que comprendem a relacao do homem e do meio ambiente. Quem sabe…vcs podem ter um tempinho pra deixar a gente divulgar!

  2. Higor Bertolo disse:

    Jon Rose e Virgílio Viana, Heróis!

  3. Marcia Nonato disse:

    como faz para conseguir ir no forum

  4. FERNANDO disse:

    O negócio e desmatar toda floresta amazônica, asfaltar tudo e fazer um estacionamento gigante, depois mandar todos veículos à motor estacionarem lá. Acabar com esse negócio de CALOR ABSURDO NO MEIO DO INVERNO aqui em SP… e quando fez frio tb, FEZ FRIO!!!!

    • nós ja estamos sofrendo muito pela perda de nossas matas…
      eu quero ver vc repetir essa resposta daqui 15 ou 20 anos!!!
      pq aq, na região sul, ja começaram a ter prejuízo em cima de prejuízo, nas safras de soja, trigo, milho e até na cana-de-açúcar, por conta de geadas no fim do mês de agosto em plena safra de Trigo igual esse ano!!! sorte que a perda de grãos nessa safra num vai bater nem 20% mas ja tivemos 30% de perda na safra de soja alguns anos atrás e os preços decolaram!!! o calendario agricola já já vai ter que ser alterado por conta das mudanças climaticas aqui no sul!!! 10 anos atras só caia neve no extremo sul do Rio Grande do Sul, agora ja ta nevando aqui no Paraná!!!!

    • ótima ideia…
      para quem não tem nehnuma perspectiva de vida!!!

  5. Cada um na sua, mas sempre lutando pelo bem maior!

  6. hahaha disse:

    começando o debate vai la..

    este é o frio mais fora de época da história aqui no norte do paraná, fez geada agora essa semana e já ta do meio pra frente do mês de agosto, ta td errado, épocas de chuva, frio e calor estão todas misturadas!!!
    quero ver no ano q vem!!! cada ano pior!!! nossa agricultura vai a falência se o tempo continuar assim!!!
    e o governo não faz nada..
    nossas matas continuam desaparecendo no nada, sem que ninguém veja..
    cadê o exercito? só trabalham no país dos outros??? o nosso país ninguém defende???
    EXERCITO NAS MATAS JÁ!!! DEMOROU PARA ELES SE OCUPAREM COM ALGO QUE VALE A PENA!!! SÓ GERAM GASTOS E NÃO FAZEM NADA PARA O BEM DA NAÇÃO!!!

  7. hahaha disse:

    aeee moderador… é isso msm?? nada de msg de bandas aqui???
    legal…

  8. Marcelo disse:

    Há custo ara participar do Fórum?