Notebook e barcos do futuro usarão água como fonte de energia

Protótipo do Plantbook

Já pensou se um barco parado no mar produzisse energia através das ondas? E o que você diria se para carregar seu notebook fosse preciso apenas colocar a bateria em um copo d’água?

O notebook sustentável é uma invenção dos designers Hyerim Kim e Seunggi Baek. O produto, batizado de Plantbook, carrega a bateria num processo parecido com a fotossíntese. A combinação sol e água realiza uma eletrólise na bateria. A energia produzida é armazenada e o oxigênio é liberado na atmosfera.

Já o projeto do pesquisador Andre Sharon, da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, prevê que barcos de 50 metros de comprimento serão capazes de ancorar em alto mar e captar energia das ondas. Funcionaria assim: bóias instaladas nas laterais do barco acionariam braços mecânicos com o balanço das ondas – e o movimento geraria uma energia de 1 megawatt.

Pode parecer pouco e caro, mas durante a Conferência de Tecnologia Limpa 2011, em Boston, o pesquisador mostrou que o mecanismo gastaria apenas 15 centavos de dólar para produzir um quilowatt por hora. Os mecanismos atuais gastam entre 30 e 65 centavos de dólar pelo mesmo quilowatt.

 

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

109 respostas a Notebook e barcos do futuro usarão água como fonte de energia

  1. Nossa que perfeito vai ser, econômico tbm, diminuindo o lixo eletrônico que são os carregadores de bateria e tals

  2. izael disse:

    não a nessecidade

  3. Luana Vernice disse:

    noossa eu vou querer um

  4. Tayna Almeida disse:

    Muito boa a ideia =)