Aonde você procura música para ouvir?

Convidado por esta coluna para falar sobre música, cá estou eu, disposto a colocar algumas observações sobre questões sonoras e práticas deste tema. E, lembrando que a sustentabilidade é o tempero oficial deste ambiente, tratemos de apontar soluções que amadureçam este caminho. Vocês topam?

Abrindo os portões

A música surge nas nossas vidas das mais variadas maneiras, (na festa, na merda, na glória, no risco, na hora de ninar e por ai vai). É ela quem traduz nosso estado de espírito e o espírito do nosso estado. Entoar cânticos de louvor, torcer para o nosso time preferido, fazer um refrão de protesto contra o alto preço das tarifas de transporte, enfim, como vocês podem perceber, para tudo isso é essencial música, som e ritmo.

Diariamente buscamos uma sonoridade que nos abasteça a alma, que nos acalme, que nos descontrole, que nos preencha, que nos represente e que nos dê o significado que o silêncio, por si só, é incapaz. O que quero dizer é que a música é algo natural e essencial do ser humano e, portanto, deve ser acessível, possível de se conceber e evocar, ou seja, essencialmente livre! Simples assim.

Bom, até aqui, tudo bem? Então, que tal subirmos um degrau? Porque agora é que entra a verdadeira questão: por onde você consome, aonde você procura música para ouvir? Radio? TV? Internet? CDs? Discos de vinil? Show?

Pensar nisso nos leva a outros questionamentos, como qual o meio (mídia) nos orienta em relação ao que devemos ouvir? É hora de lembrarmos do início do texto e refletirmos sobre em quais locais e momentos e música surge em nossas vidas.

É bem verdade que a partir desta resposta uma série de outros assuntos irá surgir: democracia na comunicação, políticas públicas, direitos autorais, rádios comunitárias, compartilhamento, censura, ECAD, jabá, gravadoras, enfim… nosso assunto sobre música e sustentabilidade começa agora!

Pense sobre isso, mas pense baixinho… você pode ser multado por musicar tuas idéias.

Volto já.

Esta entrada foi publicada em Música Livre por Fernando Anitelli. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

237 respostas a Aonde você procura música para ouvir?

  1. Lorena Soares disse:

    Em todos os lugares possíveis. Levo o rágio pro banho, tenho mp4, música no celular, baixo no computador… Música é boa em todas as horas.

  2. lady-suys disse:

    Gosto de procurar musica dos mais variados modos, por indicações de amigos,tv,radio…Gosto muito de jogar um ritmo para pesquisar na internet e ver as banda novas que tem por ae…

  3. Pedro Almeida disse:

    Pesquiso musica, em vinis, cds e internet, não me interesso pela musica de hoje em dia que toca em radios e tudo mais, como a nossa amiga ali de cima, já disse, a midia vive gloriando os menos qualificados, e isso é um perigo pra quem nao tem curiosidade. Quem gosta, quem tem curiosidade, vai atrás, e não fica só na musica de festa e tudo mais, fui criado escutando musicas de qualidade, porem nada recentes, mais que compensam ser tiradas do baú. Abraço, sou seu fã Anitelli, Long live Teatro Magico.

  4. Adoro procurar bandas diferentes no youtube, a mídia as vezes prejudica os bons e glorifica demais os “menos qualificados”. Bandas independentes é o que há ;)

  5. Procuro nas rádios mesmo, nas que sei que tocam o estilo musical que gosto. De vez em quando tem novidade, daí vou mudando meu repertório.

  6. Izaque Moraes disse:

    Quem não gosta de ouvir uma música. A música nos envolve de uma tal maneira que chega a nos confortar depedendo da letra. Faz bem tanto pro corpo quanto pra alma ouvir uma ótima música.

  7. Vontade nunca nos faltará, e a música é inspiração para todos os momentos e para o Dia-a-Dia. A Arte emana bacana na arte que não se engana. AMO a música e toda sua forma de expressão.

  8. Procuro musica nos momentos da vida…

  9. Duranice disse:

    Quesionamento este bem propício para a ocasião… Temos inúmeras maneiras de acessar ou entrar contato com a música, eu por exemplo venho de uma época que o rádio portátil de pilha alcalina( descartar com consciência na época não estava tão em alta), walkman amarelo, fita k-7 e disco de vinil eram os meios mais modernos na época.

    Hoje, com a praticidade da internet uso-a mesma para acessar ( agora sim o termo mais lógico) todo o tipo de música que necessito, pois ter contato com a música é uma necessidade humana.

    Ih… Pensei em algo agora que poderia ser acompanhado de um som:

    Somos bombardeados com estilos e artistas novos – informação demais todos os dias: como selecionar uma boa música, mas o que pode ser considerado uma boa música hoje? Temos ainda a influência dos veículos de mídia ( MTV ) entre outros?

    Too much information – Duran Duran poderia ser o tema para este debate.