A cultura digital que a gente vive

Por que ela não está só no Twitter e no Facebook?

Caros novos amigos, vamos às apresentações. Quem vai escrever neste espaço é Monique Oliveira, eu, repórter da revista ISTOÉ e fundadora do synthorchestra.org, coletivo de cultura digital, também tema desta coluna. Já que o SWU nasceu como um festival que fomenta a ação entre seus participantes, esse espaço é perfeito tanto para um anseio pessoal, como para um grito contemporâneo: provocar os internautas a pensarem a web como ferramenta para espalhar o que acreditam.

Vimos que a primeira ação dos grandes ditadores -Mubarak, no Egito; e Gaddaffi, na Líbia– foi a de bloquear o acesso à internet aos revoltosos – quase 90% da população contrária ao regime. Também as recentes revoluções na Espanha, um “cansei” para governos que usam o dinheiro do contribuinte para partir em resgate de bancos e especuladores irresponsáveis – foi totalmente organizada pelo Twitter sob o #spanishrevolution (entenda as revoltas aqui).

Mas, para exemplificar o que estou dizendo, não precisamos ir tão longe. Fizemos o mundo inteiro acreditar durante a Copa do Mundo de 2010 que Galvão Bueno, narrador da Globo, era um pássaro em extinção no Brasil. “Cala a Boca Galvão”, então, virou trend topic no Twitter. Agora, o twitaço #minharedecaiu luta pela expansão de internet de Banda Larga de qualidade no Brasil.

A cultura digital é uma ferramenta de criação. Twitter, Facebook, Tumblr, etc, são os meios. A população do Oriente Médio tinha uma mensagem clara: a de mostrar ao mundo que seus chefes de estado não mais os representavam; aqui, a nosso modo, também tínhamos a nossa.

Criar um vídeo, colocar um livro em pdf, montar uma comunidade não são ações alheias ao que acontece no nosso dia a dia. Não estamos mais na era da “realidade virtual”.  Temos, ao contrário, ferramentas dentro da nossa realidade que podem ser usadas para mudá-la. Vamos, então, à nossa luta. Sejam bem-vindos.

Esta entrada foi publicada em Cultura Digital por Monique Oliveira. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

71 respostas a A cultura digital que a gente vive

  1. internet não tem limites

  2. fabio marcel disse:

    hoje a internet é o meio rapido de atingir a todas as classes sociais rapidamente.

  3. Internet cresce MUITO, todo dia!

  4. Vou aderir totalmente a essa campanha #minharedecaiu ! Tamo junto!

    As pessoas não fazem ideia de como o serviço é fraco nas cidade interior. Digamos que as metrópoles ainda tem um pouco de sorte.

  5. A internet esta sendo a chave principal da informação,seja ela qual for.

  6. Bruna Zotelli disse:

    estamos conectados 24 horas, pc, celular, banco, rodoviária… a questão é como utilizamos a internet, vc pode expor suas opiniões, ao invez de se expor

  7. O Mundo pede mudança, e a o mundo digital tanto pode ser benéfico quanto máléfico, basta saber usar

  8. Hj em dia ninguém vive sem internet, ela é uma ferramenta essencial para e gente se manter conectado com o mundo.

  9. sabendo usar, é uma forma fácil e rápida de pressionar por mudanças que realmente interessam.
    se usássemos nosso tempo e força p/ lutar por algo importante, ao invés de brigar p/ ver q estilo musical tem mais fâs na internet, mtas coisas já estariam melhores no país..

  10. Jenifer disse:

    A internet atualmente não é só uma fonte de pesquisa, hoje em dia ela serve também para mostrar o que a sociedade pensa sobre nossa realidade.