“Cimento transparente” aproveita luz do dia para ambientes fechados

Parece pegadinha, mas não é. Cimentos transparentes podem fazer parte de nosso futuro próximo, mas… qual a vantagem disso? Menos gasto de energia com menos lâmpadas acesas, ora! Vamos entender isso direito.

Um grupo de arquitetos italianos criou o tal “cimento transparente”, capaz de transformar paredes em “janelas gigantes”. O material é chamado de i.light e possui dezenas de pequenos orifícios por onde a luz passa – sem comprometer a integridade da estrutura.

Vistas de longe as paredes parecem ser feitas com um concreto comum – exceção, claro, nos dias ensolarados, quando a luz consegue transpor a parede e ocupar o ambiente.

Até o momento, a única construção feita com o material é um pavilhão italiano de uma exposição em Xangai, na China, realizada em 2010. Antes da i.light, outras empresas tentaram obter um efeito semelhante usando cabos de fibra óptica. Mas, essa versão feita com resina possui mais ângulos visuais e, além de melhor, é bem mais barata.

Design, arquitetura e modernidade a serviço da sustentabilidade. Boa!

 

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

144 respostas a “Cimento transparente” aproveita luz do dia para ambientes fechados

  1. Joosi_probioo disse:

    caraca que maneiro muito bom mesmo acho que as novas construções deveriam ser todas feitas com o cimento transparente muito bom mesmo!

  2. Tatiani Silva disse:

    parabéns para quem criou, ótima idéia

  3. Adorei!!! Além de trazer economia, tem uma beleza e tanto!

  4. Gisele disse:

    show..

  5. Uma ótima idéia, porém, pode até ser mais barata, mas ainda não é acessível, mas fikdik!

  6. Núbia Bastos disse:

    Adorei, quero pra mim *-*

  7. Faço Arquitetura e tinha visto essa noticia do cimento transparente é mesmo muito interessante!

  8. Muito bom ver que o indispensável à vida consiga caminhar junto com a sustentabilidade. Melhor ainda será no dia em que a sustentabilidade se tornar algo necessário à vida e à qualidade de vida de todos.

  9. Parabéns aos criadores!