Parece pegadinha, mas não é. Cimentos transparentes podem fazer parte de nosso futuro próximo, mas… qual a vantagem disso? Menos gasto de energia com menos lâmpadas acesas, ora! Vamos entender isso direito.
Um grupo de arquitetos italianos criou o tal “cimento transparente”, capaz de transformar paredes em “janelas gigantes”. O material é chamado de i.light e possui dezenas de pequenos orifícios por onde a luz passa – sem comprometer a integridade da estrutura.
Vistas de longe as paredes parecem ser feitas com um concreto comum – exceção, claro, nos dias ensolarados, quando a luz consegue transpor a parede e ocupar o ambiente.
Até o momento, a única construção feita com o material é um pavilhão italiano de uma exposição em Xangai, na China, realizada em 2010. Antes da i.light, outras empresas tentaram obter um efeito semelhante usando cabos de fibra óptica. Mas, essa versão feita com resina possui mais ângulos visuais e, além de melhor, é bem mais barata.
Design, arquitetura e modernidade a serviço da sustentabilidade. Boa!
Muuito interessante essa idéia.. Mas deve ser cara.. Tudo o que é novo e “sustentável” é caro e por isso muitos não optam por utilizar.. INFELIZMENTE.. (Não falando apenas desde cimento é claro..)
massa! ajudaria na economia de energia elétrica :D
Muito interessante! É só o preço ser acessível para ser viável a utilização desse produto.
muito interessante essa ideia, precisamos cada dia mais de ideias e materiais como estes que visem a sustentabilidade e economia
Nossa que interessante!!!!
muito interessante e também muito legal.
muuuito bacana essa atitude!
será que já tem para exportar pro Brasil? quero meu quarto assim, melhor e mais bartao rsrsrs’ muito interessante essa idéia acredito que poderiam levar a diante, principalmente em construções de prédios, e áreas para trabalho.
Alem doque hoje a industria da construção civil sofre com a falta de material e altos preços.
Uma ideia que tem de ser apresentada para maior produtora de cimentos do Brasil a Votorantim Cimentos.