Parece pegadinha, mas não é. Cimentos transparentes podem fazer parte de nosso futuro próximo, mas… qual a vantagem disso? Menos gasto de energia com menos lâmpadas acesas, ora! Vamos entender isso direito.
Um grupo de arquitetos italianos criou o tal “cimento transparente”, capaz de transformar paredes em “janelas gigantes”. O material é chamado de i.light e possui dezenas de pequenos orifícios por onde a luz passa – sem comprometer a integridade da estrutura.
Vistas de longe as paredes parecem ser feitas com um concreto comum – exceção, claro, nos dias ensolarados, quando a luz consegue transpor a parede e ocupar o ambiente.
Até o momento, a única construção feita com o material é um pavilhão italiano de uma exposição em Xangai, na China, realizada em 2010. Antes da i.light, outras empresas tentaram obter um efeito semelhante usando cabos de fibra óptica. Mas, essa versão feita com resina possui mais ângulos visuais e, além de melhor, é bem mais barata.
Design, arquitetura e modernidade a serviço da sustentabilidade. Boa!
Aliado a algumas estruturas translucidas no teto das construções, o que já é feito hoje em dia, podemos ter ambientes naturalmente iluminados. Mais uma vez o planeta agradece!
muito bom isso, quem sabe nao começam a construir casas populares com esse cimentinho neh. seria uma boa. :D
Que luxo, eu quero uma casa feita com cimento transparente (:
me surpreendi. muito legal.
Isso sim é desenvolvimento e sustentabilidade juntos! ;)
boa
Fantástico!Quem sabe assim mais construções sustentáveis não sejam incentivadas.Hoje,o custo para se ter uma casa ecologicamente correta é alto,mas tenho esperanças que num futuro não muito distante essa realidade mude.Tomara que as pessoas percebam que o ganho não é imediato mas é real!
Idéia genial, que traz diversos benefícios, tanto social, como economicamente.
Ótima ideia, sem contar que fica deixa o ambiente maravilhoso.
Pooo que bem loko… idéia muito boa…acho q é uma ajuda e tanto… tomara que pegue*, rs