Tá vendo esse rio na foto? Bonito, né? Se eu te dissesse que ele é o Tietê?
E se, além disso, eu te contasse que essa foto foi tirada em Araçatuba, cidade do interior paulista, e que, antes de chegar lá, essa água passou pela cidade de São Paulo? Você acreditaria? Pois é tudo verdade!
O Tietê é um rio diferente da maioria dos outros, pois, em vez de nascer no interior e desaguar no oceano, nasce na Serra do Mar, e segue Brasil adentro até desembocar no rio Paraná.
O rio, durante seu percurso, passa pela grande São Paulo onde é bombardeado por lixo e esgoto das dezenas de milhões de habitantes da megalópole. Mas ele não permanece sujo até o destino final. Vai se “auto-limpando” no caminho.
Isso acontece como uma espécie de filtro natural. Os resíduos poluentes vão, aos poucos, sendo depositados nas margens e no fundo do rio, e, 400 km depois, a água está limpinha.
Se você já foi em um jogo entre Corinthians e Flamengo, ou Palmeiras e Fluminense, já deve ter ouvido a torcida carioca cantar que praia de paulista é o rio Tietê. Pois não deixa de ser verdade!
Em muitas cidades do interior a população usa o rio para andar de barco, nadar, praticar wake-board, ou, simplesmente, sentar-se numa cadeira e pegar um sol.
Quem sabe um dia, com os projetos em andamento para despoluição do Tietê na capital, a praia do paulista não vire, também, praia dos paulistanos.
Foto por Gui Polidoro
Nunca imaginei que o Rio Tietê, pudesse ser tão lindo
Esse rio é maravilhoso, moro em Araçatuba e tenho amigos em São Paulo que quando conhecem aqui não acreditam que é o mesmo rio.