Ele já foi o maior edifício do mundo, ficou famoso com históricas aparições no cinema e, agora, mais essa novidade: o Empire State Building, um dos maiores cartões postais de Nova Iorque, vai utilizar energia 100% renovável!
Os proprietários do edifício de 102 andares firmaram um acordo com a empresa Green Mountain Energy, que fornecerá, por dois anos, energia elétrica de fonte eólica em quantidade suficiente para atender ao consumo de todo o Empire State.
Dentre as propostas para reduzir o consumo de energia do prédio estão a reforma dos sistemas de ar condicionado e aquecimento, bem como a substituição das janelas que aproveitem melhor a iluminação natural.
Com essa decisão de ter todo seu consumo de eletricidade vindo de fontes eólicas, o edifício vai poupar a atmosfera da emissão de 45 mil toneladas de dióxido de carbono por ano – o equivalente ao plantio de 150 mil árvores na cidade, ou a redução de 40 milhões de viagens de táxi.
A adequação de um clássico
As ações para redução dos impactos ambientais promovidas pelo edifício começaram em 2009, com uma reforma de US$ 500 milhões. A remodelação do edifício modernizou os sistemas elétricos e de ventilação, instalou 6,5 mil janelas com isolamento para o frio e o calor e modificou o sistema de calefação. Seriam, afinal, esses os sinais dos tempos? Tomara que sim!
todo dinheiro investido em sustentabilidade volta no futuro. adoro essas iniciativas ;)
Muito legal isso mesmo. Me lembrou aquele lance de quem em alguns ou algum país eles pintam os telhados das casas de branco, porque ajuda em reduzir o aquecimento global. Enfim, idéias simples que ajudam muito, isso sim é preciso! :-)
É isso que tá faltando pra roda da sustentabilidade girar!
Mas pra que?
Po Matheus! “45 mil toneladas de dióxido de carbono por ano” ? Isso é coisa para caramba cara. E serve de exemplo para muitos outros prédios por toda a cidade. Se o governo incentivar o trabalho de empresas como a Green Mountain Energy conseguiremos uma sociedade muito mais proativa em questões sustentáveis.
vai ser um ótimo exemplo esse projeto, mesmo custando caro, pois no futuro valerá muito essa iniciativa.
finalmente o país mais influente do mundo começa a dar bons exemplos de conscientização
tem razão, beatriz!
Bem que aqui no Brasil, podia ser obrigatório a descarga econômica e todas as casas, assim como padronizaram a entrada da tomada que não serve pra mta coisa!
muito irado!
valerá muito a pena, e vai ver coemça a servir de exemplo por ai
vai ser um projeto bem caro, mas com certeza, não tem preço quando temos em vista a manutenção da natureza! (: