De dia é só alegria, de noite é só energia!
Sim, estamos falando de uma bola de futebol que, quanto mais jogada, usada e brincada, mais energia vai fornecer quando ela parar de rolar.
A Soccket, criada por quatro engenheiras da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é uma bola capaz de armazenar eletricidade suficiente para carregar um celular ou iluminar uma pequena lâmpada de LED por até três horas com apenas 15 minutos de jogo – sua versão 2.0 esse tempo já foi reduzido para 10 minutos.
A ideia surgiu de projeto de faculdade, como uma solução para ajudar comunidades africanas pobres a gerar energia aproveitando um esporte popular no continente. Segundo dados da FIFA, 46 milhões de africanos praticam o esporte – ao passo que, de acordo com o World Bank Millennium Goals Report, 95% da população do continente vive sem eletricidade.
Entenda como a bola funciona
A Soccket utiliza um mecanismo de bobina indutiva, similar aos encontrados em lanternas de agitar-carga. Com o movimento da bola, um ímã é direcionado à bobina que induz uma tensão para gerar eletricidade. Esta eletricidade, por sua vez, fica armazenada em uma bateria. Claro que o peso da bola é um pouco acima do peso das convencionais, mas nada que chegue a atrapalhar o jogo.
Taí um ótimo exemplo de que é possível encontrar soluções inovadoras para problemas cotidianos. A ideia dos criadores comercializar a bola nos países desenvolvidos em breve, revertendo o lucro para financiar sua distribuição em países pobres onde uma bola-bateria possa ser mais útil.
Até que fim acharam algo útil pra uma bola…além de ser chutada.
Tomare que “Role” foi a melhor hahaha
tomara que “role”…
Legal ! Muito bom ! :D
Temmm que aplicar maisss e falarmos menos
Não só em bolas! Poderia ser aplicado em inúmeras coisas!!!