Camiseta muda de cor em contato com a poluição


Uma invenção de dois estudantes da Universidade de Nova York transformou simples camisetas em indicadores de poluição. São dois modelos, um com a estampa de um coração e outro com o desenho de um pulmão, que ganham tonalidades azuis quando entram em contato com o ar poluído.

Segundo os criadores das peças, a intenção era mostrar às pessoas o que acontece quando elas respiram o ar poluído das grandes cidades. “Os órgãos do seu corpo são invisíveis para você, assim como a poluição e os outros assassinos em silêncio lá fora”, diz Nien Lam, um dos criadores da camisa.

A escolha dos órgãos não foi por acaso, já que o coração e o pulmão são os que mais sofrem com a poluição. Para destacar as veias em azul, a dupla fixou um pequeno sensor de monóxido de carbono na camiseta que, ao detectar poluentes, envia sinais elétricos através de fios para as estampas.

Ainda tá caro

Por serem feitas de tecido termocrômico, ao receberem o calor dos fios, os desenhos mudam de cor e criam o efeito. Assim, fumaças de escapamento dos carros, de fábricas e até de cigarros são detectadas e “exibidas” através da camisa.
“Este é um lembrete severo para si e para outros ao seu redor”, alerta Sue Ngo, co-autora do projeto.

As camisetas ainda são apenas protótipos, mas os alunos já estão estudando formas de barateá-las, para tornar os modelos acessíveis para a população. Por enquanto, a confecção de cada camisa custa cerca de US$ 60,00.

Eles também estão experimentando modelos com outros tipos de sensores – incluindo um detector de álcool. “Assim, quando você ingerisse álcool, o sensor captaria e alteraria a cor do seu fígado”, explica Sue.

Conteúdo fornecido pelo site WWW.ecodesenvolvimento.org.br

Esta entrada foi publicada em Intervenções. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

163 respostas a Camiseta muda de cor em contato com a poluição

  1. Adorei essa idéia! Acaba ficando mais visível um dos maiores problemas do mundo!

  2. Eduardo Barba disse:

    Quero uma Dessa!!!

  3. otimo jeito de se tomar consciencia de parte da poluição, afinal de contas a poluição global nao se da somente pelo ar.

  4. super bacana a idéia \o/

  5. Ana Caroline disse:

    Bem interessante, mas é verdade, usar ela no centro de sp só ficaria com a cor poluída :/

  6. CamilaBarish disse:

    Em Sampa essa camiseta nunca mais seria a mesma, e em cubatão então?!! Ia se deteriorar!

  7. rafaela.tff disse:

    Andar em SP com essa blusa nem teria graça… iria ficar sempre da cor poluída. =/

  8. wid_derulo disse:

    quero uma camiseta dessa, aasim quando eu andasse com uma dessa, o povo teria consiencia que o mundo esta sofrendo com tanta poluição

  9. haha tenho pena se ela visitar sp ha va pifar a coitada

  10. Camila Tuon disse:

    Nossa muito interessante..essa camiseta no centro de SP seria ótimo!