Camiseta muda de cor em contato com a poluição


Uma invenção de dois estudantes da Universidade de Nova York transformou simples camisetas em indicadores de poluição. São dois modelos, um com a estampa de um coração e outro com o desenho de um pulmão, que ganham tonalidades azuis quando entram em contato com o ar poluído.

Segundo os criadores das peças, a intenção era mostrar às pessoas o que acontece quando elas respiram o ar poluído das grandes cidades. “Os órgãos do seu corpo são invisíveis para você, assim como a poluição e os outros assassinos em silêncio lá fora”, diz Nien Lam, um dos criadores da camisa.

A escolha dos órgãos não foi por acaso, já que o coração e o pulmão são os que mais sofrem com a poluição. Para destacar as veias em azul, a dupla fixou um pequeno sensor de monóxido de carbono na camiseta que, ao detectar poluentes, envia sinais elétricos através de fios para as estampas.

Ainda tá caro

Por serem feitas de tecido termocrômico, ao receberem o calor dos fios, os desenhos mudam de cor e criam o efeito. Assim, fumaças de escapamento dos carros, de fábricas e até de cigarros são detectadas e “exibidas” através da camisa.
“Este é um lembrete severo para si e para outros ao seu redor”, alerta Sue Ngo, co-autora do projeto.

As camisetas ainda são apenas protótipos, mas os alunos já estão estudando formas de barateá-las, para tornar os modelos acessíveis para a população. Por enquanto, a confecção de cada camisa custa cerca de US$ 60,00.

Eles também estão experimentando modelos com outros tipos de sensores – incluindo um detector de álcool. “Assim, quando você ingerisse álcool, o sensor captaria e alteraria a cor do seu fígado”, explica Sue.

Conteúdo fornecido pelo site WWW.ecodesenvolvimento.org.br

Esta entrada foi publicada em Intervenções. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

163 respostas a Camiseta muda de cor em contato com a poluição

  1. Oque mais me chama atenção é que os universitários de diferente cursos estão sempre procurando viabilizar produtos eco,nesse caso um modo de dizer: Ei olha aqui o que estamos fazendo!!!!

  2. Flavynha Lima disse:

    Caraca, mtooo da hra! Eu quero uma de cada! A de ácool tmb! A hra q for beber, vou vendo meu fígado mudando de cor e a hra q tiver no limite, a gnte para! huahauha.. Show de bola!

  3. detector de álcool? q exagero

  4. Parabéns a essa grande invenção.

  5. Andreia Rosa disse:

    Pobre bafômetro… a tecnologia está ai.

  6. Zé Filho disse:

    Caraca… Quero uma dessas. Amei… Não! Adorei!!!!!!.

  7. LEEEEEEEEEEEEEEGAL

  8. Therek Luigi disse:

    Interessaaaante demais