A população mundial está próxima de 7 bilhões. Se pensarmos que 80% da terra é utilizada para alimento (sendo que 15% disso foi mal utilizada e perdida de vez), qual o nosso futuro?
O crescimento demográfico é preocupante, tanto para o ambiente quanto para nossa qualidade de vida. Contudo, existem propostas para resolver esses problemas, e uma delas é a Vertical Farming.
A idéia, elaborada por Dickson Despommier, professor na Universidade de Saúde de Colombia (nos EUA), é a de uma fazenda vertical, onde cultivaríamos produtos agrícolas em ambiente controlado, mesmo dentro de ambientes urbanos.
Com isso poderíamos criar instalações em grandes centros urbanos, com plantações de diferentes tipos de alimentos, funcionando em linha de produção. Além desses benefícios, o projeto envolve a reutilização de praticamente todos os materiais usados no cultivo – como a água.
O projeto de Dickson promete soluções para a falta de alimentos, extinção de espécies vegetais que necessitam de recursos que estão esgotados ou se esgotando, maior economia de recursos utilizados para o trabalho agrícola e um aumento no número de empregos na área. Uau! Será que daria certo? Bem, um dia saberemos.
acho que seria bem difícil….
Bonito
Não sei, a ideia é boa mas, não sei se daria certo. =x
Já tenho pensado nisso faz alguns anos, teremos que transformar nossas cidades em eco-cidades urgentemente, e a prevenção de terra nunca foi levada em conta, mais deveria.
verdade! =/
E não é?!!! Falta atitudes!!
Acho muito antinatural. Fake demais. Não curti.
Será que é tão ambientalmente correta assim? Acho que não.
Deve-se levar em consideração que ela gastará muita energia eletrica, fertilizantes alem de outros insumos para fornecer o que a natureza já fornece de graça. Como os custos financeiros e ambientais pra produzir estes recursos são elevadíssimos, no saldo final teriamos uma fazenda muito mais poluidora do que ecologica.
Isso sem levar em conta o IPTU caríssimo que teria que ser pago.
Logo a solução não está nesse caminho e sim na racionalização da produção campestre.
Na verdade, eu não sei o que acho disso.
Tem seus lados positivos, tem seus negativos.
Bem pra Terra, talvez prejudicial as plantas. Não sei.
Acho bonito no papel.. mas creio q custaria mais dinheiro fazendo esses predios do q controlando o crescimento da população mundial..