É só querer que dá! As redes de supermercados de Jundiaí, cidade no interior de São Paulo, apresentam à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, os resultados dos três primeiros meses do projeto de retirada de circulação das sacolas plásticas usadas para transportar as compras. Resultado: 240 toneladas de saquinhos plásticos deixaram de circular.
Com a impressionante adesão de 99% dos estabelecimentos filiados à Associação Paulista de Supermercados (Apas) de Jundiaí, o total de 240 toneladas de sacolas plásticas que deixaram de ser utilizadas pelos consumidores é prova viva de que é possível grandes ações sustentáveis quando realmente se quer.
Segundo a associação, 66 milhões de sacolinhas plásticas – que agridem o ambientem por seu longo (talvez eterno) poder de deterioração – foram substituídas por 250 mil sacos retornáveis só em Jundiaí. Muito bom! E aí, qual cidade será a próxima?
Morava lá e é bem isso mesmo, mudei pra campinas, o povo num tinha habito de usar eco bag,ainda nem tem né.. =/
É isso ai Jundiaí!
parabéns Jundiaí!!!
Jundiai tinha potencial pra sediar o SWU ! mas Paulinia ta show de bola tbm!
jundiai ta mt daora, sustentabilidade \m/
Jundiaí, há muitos meses antes de acabar com o uso da sacola já fazia propagandas para o uso da sacola retornável e caixas de papelão. Em momento algum houve reclamações de moradores. E as sacolas plásticas são cobradas aos clientes que preferem manter as mesmas.
Hoje, Jundiaí é exemplo em sustentabilidade. E é umorgulho fazer parte dessa cidade!
Jundiaí, cidade do novo século!
Itu já teve uma mobilização parecida…
grande parte dos mercados da cidade deixaram de fornecer sacolas plasticas aos clientes, em vez disso, o uso de caixas de papelão foi ampliado, além de doações de grande parte dos mercados do município e também da prefeitura. Um otimo trabalho !
Deveria ser São Paulo, com certeza! Eu já uso sacolas de pano para as minhas compras…e as vezes vejo alguns poucos clientes também fazendo o mesmo…mas deveríamos incentivar na Capital !
A próxima deveria de ser Curitiba, pra fazer um pouco de justica a fama inventada de ‘cidade ecológica’.
A próxima devia ser Curitiba, pra fazer um pouco de juz a essa fama inventada de Cidade Ecológica.