É só querer que dá! As redes de supermercados de Jundiaí, cidade no interior de São Paulo, apresentam à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, os resultados dos três primeiros meses do projeto de retirada de circulação das sacolas plásticas usadas para transportar as compras. Resultado: 240 toneladas de saquinhos plásticos deixaram de circular.
Com a impressionante adesão de 99% dos estabelecimentos filiados à Associação Paulista de Supermercados (Apas) de Jundiaí, o total de 240 toneladas de sacolas plásticas que deixaram de ser utilizadas pelos consumidores é prova viva de que é possível grandes ações sustentáveis quando realmente se quer.
Segundo a associação, 66 milhões de sacolinhas plásticas – que agridem o ambientem por seu longo (talvez eterno) poder de deterioração – foram substituídas por 250 mil sacos retornáveis só em Jundiaí. Muito bom! E aí, qual cidade será a próxima?
Não porque moro em Jundiaí, mas é uma cidade onde terrenos abandonados,e bosques esquecidos estão sendo reconstruídos pela prefeitura para aumentar a areá verde da cidade, fora a nossa bela vista da Serra do Japi que temos grande projetos de preservação agora só falta um bom espaço para conseguirmos organizar um bom SWU