O blog Big Green Purse listou dez dicas para reduzir o impacto da sua casa ante o aquecimento global. Verdade que algumas dicas são um pouco difíceis de aplicar, e outras, ainda, não se aplicam à realidade brasileira. É que nos EUA e em países mais frios é comum as casas terem sistemas de aquecimento, que consomem muito mais energia elétrica do que o normal.
Ainda assim, algumas são úteis para quem está planejando alugar um apê ou mesmo para quem já mora sozinho e quer garantir um lar um pouco mais sustentável.
Veja abaixo algumas das dicas do Big Green Purse, adaptadas à rotina do Brasil:
• Se o seu chuveiro é aquecido a gás deixe a temperatura no termostato da água o mais baixo possível, em vez de aquecer o banho e regulá-lo com a água fria do chuveiro. Dá pra economizar até 10% nos gastos com aquecimento de água se, por exemplo, você diminuir a temperatura da água de 80ºC para 45ºC, o que é mais do que suficiente para tomar um banho quentinho, mesmo em dias frios.
• Use menos água quente. Quem não tem torneira elétrica sabe que lavar a louça com a água em temperatura ambiente não é nenhum fim de mundo. Deixe para ligar a torneira elétrica só naqueles dias de muito frio.
• Compre eletrodomésticos econômicos. À medida em que for trocando os aparelhos de casa, nos próximos meses ou anos, procure comprar TVs, computadores, máquinas de lavar e secadores de cabelo mais econômicos. Alguns possuem o selo Energy Star, o que indica que o consumo de energia nesses aparelhos é entre 10% e 15% menor.
• Use lâmpadas fluorescentes e abuse das janelas abertas. Tudo bem que a segunda dica só funciona para ambientes com janelas bem posicionadas. Mas, durante o dia, aproveite a luz do sol o máximo que puder. Se der para abrir a janela em vez de acender a luz, quanto melhor!
Curti \o/
adoro ler blogs interessantes!
Cool!
esses blogs,.. sempre informativos.
é isso ae _|..| |..|_
As janelas abertas também valem para impedir a proliferação de fungos e bactérias, o que contribui especialmente para quem tem problemas respiratórios.