Sabe aquele lixo que, para as empresas de reciclagem, aparentemente não tem valor? Embalagem de doces, isopor, roupa, sapato… Todos eles têm utilidade e o processo que os transforma em algo útil novamente tem nome – Upcycle – e já está na mira de empresários e artistas, afinal, além de uma atitude ecologicamente correta, gera lucros a custos reduzidos.
Um exemplo é Tom Szaki, que criou a TerraCycle, empresa líder em upcycling que recentemente chegou ao Brasil. Sua história começou com o uso de lixo orgânico como fertilizante e foi além, já que na natureza não existe lixo: tudo que não é útil para um, é para outro. “Convertemos lixo urbano em produtos. Ensinamos grandes empresas a usar lixo e fornecemos essa matéria prima”, contou Szaki no dia 10 de outubro, no SWU, quando participou de um dos debates do Fórum Global de Sustentabilidade.
O segredo do upcycling é transformar o lixo em algo novo sem passar por processos químicos e físicos. É achar novas utilidades para ele sem modificá-lo. Assim, ele reduz a quantidade de entulho dos aterros, rios e esgotos (porque, sim, as pessoas ainda jogam lixo onde não devem, acredita?) e diminui o uso de matérias primas, que causam todo um impacto industrial na natureza.
Gostou? Você pode botar a criatividade pra funcionar ou se cadastrar no TerraCycle e começar a juntar seu lixo!
Yeah!
aqui em casa ja praticamos a reciclagem, aqui por perto existem varias cooperativas.
sim com certeza!
Massa foi o ponto de reciclagem no SWU 2010!!
Foi mesmo =]