Sabe aquele ditado que diz que todo mundo merece uma segunda chance? Pois é, as bitucas de cigarro que o diga! Em sua nova vida elas estão virando folhas de caderno graças ao trabalho do Instituto Papel Solidário, que recolhe milhares de bitucas nos cinzeiros da cidade para serem recicladas.
A parceria conta com a ajuda do Movimento Nacional de Catadores, entre outras cooperativas, que saem à caça das bitucas nas calçadas sujas. A ideia é ampliar essas ações, o intuito do Instituto Papel Solidário é chegar a 2.500 pontos de coleta.
A coleta do lixo é realizada com um aparelho apelidado de Papa-Bituca, uma espécie de cinzeiro que armazena até 5 mil unidades e ajuda o trabalho dos catadores. Diversas unidades foram instaladas em lojas, bares e restaurantes da zona oeste de São Paulo, cada vez mais bitucas estão virando papel, taí uma moda que podia mesmo pegar, hein!
é uma ótima ideia !
legal… pelo menos pra alguma coisa o cigarro tem que ser útil.
Esse é um trabalho bastante difícil!
Na minha opinião, jogar bituca no lugar certo (no lixo, não no chão!) é uma das atitudes mais importantes de COMEÇAR COM VOCÊ…
…se tem tanta bituca nas ruas, nas calçadas, nos bueiros (essa palavra é feia, né?! rs) é por culpa de cada fumante!
COMO POSSO AJUDAR?
genial!
Bárbaro!!!!
Como posso saber mais sobre esse programa?? Ajudar a espalhar isso pela minha cidade?? Ótima ideia…
Fumar finalmente pode ter um lado bom. Ou pelo menos, menos destrutivo.
bItucas!! jejeje
adorei o movimento… como posso ajudar????
O SWU utilizou o papa-bitucas no festival para reciclá-las?