O último dia do Fórum Global de Sustentabilidade trouxe o foco da responsabilidade da discussão para o jovem e o relacionamento dele com o meio ambiente.
Citando Albert Einstein, Gilliam Caldwell, diretora da 1Sky.org, abriu o primeiro painel, que buscou trazer uma compreensão um pouco mais profunda sobre o meio ambiente: “Uma crise é algo muito valioso para ser desperdiçado”. Com isso em mente, o jornalista Washington Novaes disse acreditar que o fundamental é a informação, para levar os jovens a entenderem que o nosso estilo de vida é incompatível com as possibilidades do planeta. Exemplo: 1/4 da área de Itaipu com paineis solares seria o suficiente para produzir a mesma quantidade de energia da hidrelétrica inteira. Com a informação apurada, podemos fazer a melhor escolha, de forma embasada.
Um dos principais movimentos nesses três dias de fórum foi a noção de que o SWU (Starts With You) conseguiu unir indivíduos em prol de uma única causa, que é a mudança de comportamento, principalmente nas relações pessoais, transformando o conceito do movimento para Start With Us. Johnny Lagenheim, diretor do projeto Coral Triangle, foi quem verbalizou o sentimento, no último dia. Seu trabalho é diretamente com os oceanos, que também baseia-se em ideias coletivas. “Algo que ataca o menor ser do oceano também prejudica o maior.”
Um exemplo de como é possível engajar os jovens vem de Miguel Mister e Benjamin Castro, do grupo Basurama. O projeto trabalha com a utilização do lixo em outras frentes. Aliás, eles não acreditam no conceito criado para ‘lixo’, algo que simplesmente não serve mais e deve ser descartado. “Tudo é possível de ser usado novamente. O lixo não existe, é uma invenção. Temos que começar a vê-lo como um material de trabalho, do cotidiano. O que é lixo para alguém é matéria-prima para outro. ‘Não se muda a sociedade sem mudar os poderes que a regem’, disse Foucault. A publicidade, um desses poderes, resolveu dizer que demos nos preocupar com sustentabilidade, mas é um discurso do medo, usado por outras instâncias, como indústria armamentícia. Esse não é um tempo de medo, mas de desfrutar. Desfrutar trabalhando.”
E é com base nisso que o movimento tem se apoiado. Acreditar que começa com cada um de nós, para darmos o próximo passo e, coletivamente, construirmos algo. O Fórum Global de Sustentabilidade mostrou que isso é possível. Basta começarmos.
Queria ter ido heim..
eu tbm estava lá!
eu estava no fórum no 3º dia
Realmente esse fórum ajuda a expor as idéias sobre o asssunto, e introduzir o pessoal no meio
Foi um dia muito especial , vi muitas bandas legais inclusive linkin park , amei foi perfeito , numca mais irei esqueçer…espero que tenha mais swu, pq eu vou ….linkin park amoooooo
Eu fui ..:)
haa qeria ta la. pena qe é muito longe! ;-)
A troca de conhecimento é extremamente importante para a continuidade dos pensamentos ambientais. Muito interessante este forum. Não queria ser a primeira a escrever aqui, gostaria de ver mais pessoas interessadas neste espaço do site, do que na parte musical.