Design de alto padrão também aposta na sustentabilidade

Engana-se quem pensa que o alto design de móveis e interiores não entrou na onda sustentável. A Ovo, marca dos designers Luciana Martins e Gerson de Oliveira, lançou uma coleção que tem a sustentabilidade e contemporaneidade como pontos de partida. A linha Laterais, por exemplo, apresenta poltronas e cadeiras que acompanham uma mesa como resultado da reutilização da matéria prima.

Os lados da poltrona e da cadeira Laterais são usinados a partir de uma chapa de compensado naval certificado, em processo de CNC (Controle Numérico Computadorizado). Assim, toda a lateral da peça, que é seu componente estrutural mais importante, é realizado em uma única operação.

O mais inusitado é que, com as sobras, é produzida a mesa de apoio, em um total aproveitamento da matéria-prima. A mesa funciona como um objeto/escultura, que pode ser modificado já que todas as junções são articuláveis.

“Colocadas lado a lado, poltrona e mesa explicitam o processo de construção. Separadas, mantém autonomia e beleza”, explica Gerson de Oliveira, idealizador do projeto. O processo de montagem do mobiliário usa cola e verniz à base d’água e tecido 100% algodão, reforçando o caráter de sustentabilidade dos produtos.

Só que, nesse caso, tanta sustentabilidade e design assim tem seu preço definido. A cadeira custa aproximadamente R$ 1.950,00, podendo variar de acordo com tecido e/ou acabamento. O fato é que nem o design de alto padrão fechou os olhos para a sustentabilidade. E você, ta de olhos abertos?

Esta entrada foi publicada em Blog, Sustentabilize-se, Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

7 respostas a Design de alto padrão também aposta na sustentabilidade

  1. CamilaBarish disse:

    Pra variar caro =/

  2. Marcyo Souza disse:

    Só faltou ser mais barato.

  3. fabio marcel disse:

    linda, pena não ser acessivel para todos.

  4. Silviane disse:

    Poderia rolar uns topcs assim só que com coisas mais baratas.
    Como a cadeira de cabides e cabide de fitas.

  5. elias disse:

    interessante