Onde devemos jogar nosso lixo?


Já sabemos que o descarte de pilhas, baterias e carregadores de celular não pode acontecer como lixo comum. Mas a mesma coisa serve para o seu computador de 1995 que vai para o lixo, para o microondas quebrado ou aquele MP3 player velho que não toca mais. As placas e circuitos dos aparelhos eletrônicos também são feitos com metais pesados. O problema é: onde então devemos jogar nosso e-lixo?

Para os moradores de São Paulo, o projeto E-Lixo Maps, do Instituto Sergio Motta em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, é a solução para o dilema. Munido de suas tralhas eletrônicas que já não funcionam mais, acesse o http://www.e-lixo.org, digite seu endereço e escolha o tipo de e-lixo que precisa jogar fora. Um mapa colaborativo vai exibir o lugar mais próximo da sua casa que está apto a receber o lixo eletrônico e dar a ele um fim adequado.

Os metais pesados, presentes em concentrações altas nesse tipo de lixo, são altamente tóxicos para o solo – e acabam contaminando a água e todo o ecossistema de onde forem dispensados. A iniciativa do E-Lixo Maps ajuda a minimizar esse problema, simplesmente indicando onde depositar esse tipo de material. Você só precisa levar!

Esta entrada foi publicada em Notícias SWU. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

11 respostas a Onde devemos jogar nosso lixo?

  1. franciely disse:

    não achei o resposta do que eu gostaria de saber sobre o nosso lixo

  2. gabriel disse:

    isso não me servio mas achei bem interesante

    valeu pela noticia

  3. eloysa disse:

    eu adorei para fazer a minha tarefaaaaaaaaaa

  4. CamilaBarish disse:

    Precisa-se ser levado mais a serio isso..

  5. Eu gostaria de saber onde tem pontos de coleta desse tipo próximo a São José dos Campos.

  6. Larissa pires disse:

    Não achei a resposta que eu queria…

  7. Isabela disse:

    e aqui em SC, para onde vou levar meu e-lixo? :/

  8. Andréia Fernades disse:

    Eu tava mesmo procurando um lugar pra deixar todas aquelas pilhas sem carga lá de casa. Jogar no lixo comum não pode, mas também não tem locais de descarte perto dá minha casa (o mais próximo fica a quase 40 km de distância), mas mesmo assim dá pra tirar um dia de folga colocar todas as pilhas e baterias velhas numa sacolinha e levar num posto de coleta, o que não pode é deixar esse tipo de lixo ir para o lixo comum.

  9. Beatriz Antunes disse:

    Muito bom esse projeto! Estive procurando um lugar para jogar esse tipo de lixo aqui no Rio, mas não encontrei. Será que vcs sabem se existe algum projeto parecido ou algum ponto de coleta desse lixo no Rio de Janeiro?
    Obrigada!

  10. Doug disse:

    Tá aí algo que seria interessante ter em todas as cidades! Muito difícil alguém saber onde diabos deixar as pilhas daquele controle remoto que não funciona mais, computador… tenho 3 aqui sem funcionarem por não saber o que fazer. Ideia tem que ser espalhada!