Sabe esse mal-estar na garganta que a gente tá sentindo? Pois é, o tempo seco é um dos culpados. Mas os problemas da falta de umidade relativa do ar vão além de prejudicar a qualidade de vida na cidade e de problemas respiratórios, o número de incêndios também tem aumentado muito!
Em algumas regiões do país, as ocorrências de queimadas aumentaram em 1000% (sim, 1000%) na última semana. Os incêndios acontecem principalmente na beira de rodovias, onde a vegetação seca é propícia a incêndios.
Por causa disso, os bombeiros pedem que, além de evitar acender fogueiras, a gente tenha cuidado com uma das prováveis vilãs desses incêndios: as bitucas de cigarro, que muitas vezes são jogadas acesas na beira da estrada. O problema é que mesmo o fumante mais consciente encontra um desafio na hora de se livrar da bituca, já que não dá pra guardar no bolso e jogar no lixo depois.
Fora que, pra piorar, uma bituca de cigarro demora até dois anos para se decompor.
A primeira medida simples para resolver esse problema é apagar o cigarro antes de se desfazer da bituca. Dá para apagar na sola do sapato ou então espremer o filtro, girando no dedo: a brasa vai cair e você pode apagá-la com o pé.
Feito isso, é só jogar a bituca no lixo comum. O problema é que muitas vezes não há cestos por perto – então o esquema é ser um fumante prevenido. Uma solução simples para quem anda de carro é deixar uma garrafinha com um pouco de água e depositar a bituca lá, em vez de jogar pela janela. Existem também cinzeiros portáteis a venda na internet, sem falar do original e eficaz Bota Bituca, dos Recicleiros: dá pra levar o “tubo de ensaio” no bolso para todo lugar e jogar a bituca acesa lá mesmo!
Você pode fazer sua parte. Começa com você!
è..realmente…
Eu sugiro que a garrafinha no carro, NÃO tenha água, porque o cheiroo vai ficar ainda pior!