SIGA-ME, por Pedro Cab

Sempre me interesso quando alguém mostra sinais de que está preocupado com a sustentabilidade da vida e do meio ambiente em nosso planeta. Por isso foi um imenso prazer quando recebi o convite para levantar a bandeira do SWU. Particularmente, fiquei encantado com o meio e maneira que o movimento está tentando conscientizar as pessoas, afinal, a música e um grande evento sempre despertam o interesse e atenção de muita gente.

Por mais insignificantes que eu ou os seres humanos possam parecer em uma escala universal, é triste saber que certos hábitos e costumes do nosso dia a dia ajudam a destruir e ameaçar a vida nesse planeta, que possui características tão únicas e que sustentam toda essa biodiversidade maravilhosa a nossa volta. Então qualquer atitude que busque conscientizar as pessoas, apontar erros e tentar mudar isso é sempre válida.

Que a verdade seja dita, eu não sou um daqueles caras radicais que arriscam suas vidas atrás de barcos de pesca de baleia ou aquela galera que dedica toda uma vida a isso e fazem as mais diversas “loucuras” em prol do meio ambiente, mas já tomei pequenas atitudes, que pouco impacto tiveram em minha vida, mas que se todos os mais de 6 bilhões de seres humanos que compartilham esse planeta tomassem, fariam toda a diferença.

Por exemplo, o que custa separar o lixo da sua casa? Tá, se você não tem espaço para colocar vários cestos de lixo, que tal apenas separar orgânico do inorgânico? Pois mesmo que sua cidade não tenha coleta seletiva, você estará facilitando a vida de um catador. Mas não é só, você pode evitar o uso de sacolas plásticas, levando a sua própria bolsa de casa na hora de ir ao shopping, ou até mesmo se perguntar se você precisa mesmo daquela coisa que deseja comprar. São atitudes bem simples, que vão lhe fazer bem e praticamente não requerem nenhum tipo de esforço. Pode até parecer pouco, mas, ei, somos 6 bilhões, basta multiplicar e ver o impacto dessas pequenas atitudes numa escala global.

O que não dá é ficar parado. Eu até entendo, já que somos seres baseados em costumes e fomos acostumados nossa vida toda a não ligar para isso, mas basta dar um empurrãozinho no comodismo e pronto, você estará ajudando a fazer a diferença. Afinal, nunca esqueça, começa com você!

Pedro é blogueiro (http://www.portalcab.com). Para segui-lo: @portalcab

A imagem é de: xotoko – http://www.flickr.com/photos/xotoko/

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a SIGA-ME, por Pedro Cab

  1. Bruno Lopes disse:

    Realmente se pararmos para pensar, um simples gesto de conscientização se vier de todos faz toda a diferença para o meio ambiente, mas acho que não depende somente da população, um grande agente poluidor são as empresas que fazem muita sujeira sem consideração pelo meio ambiente. Essa deve ser uma iniciativa de todos para que possamos reverter o quadro caótico em que chegamos.

  2. Fábio Buchecha disse:

    Esse é o Cab, esse é meu garoto o/