Reduzir, Reutilizar e Reciclar: pode até parecer difícil no começo, não? Pois não é.
Vou ser sincero! Comecei a reciclar o lixo lá de casa por mera falta do que fazer. Parecia errado deixar aquela gororoba toda largada em um saco quando eu tinha um monte de tempo livre para separar em saquinhos diferentes – o Sr. Lixeiro certamente agradeceria.
Depois de um tempo, acabei contagiando a casa. Quando a quantidade de lixo reciclável era muito grande, chegávamos a levar direto para o centro de reciclagem. Ninguém mais tinha preguiça ou aquele nojinho de lidar com a tralha que gerávamos (tirando, talvez, o lixo orgânico). A partir daí ficou muito fácil fazer outras coisas pequenas que podem parecer bobas, mas que fazem diferença: apagar luzes que não estão sendo usadas, não deixar eletrônicos no stand-by, fazer rodízio do carro com os colegas de trabalho e até mesmo usar a bicicleta como meio de transporte principal de segunda a sexta.
Fiquei muito feliz quando me chamaram para o grupo de insiders do SWU, pois o blog ia se tornar um canal para que nossos leitores conhecessem o movimento e tivessem contato direto com o SWU e suas iniciativas, aprendendo o que está e o que pode ser feito para ajudar o planeta. Sei que todos aqui já ouviram que se cada um fizer um pouco o resultado é enorme – e é verdade.
Esperamos ter trazido gente realmente engajada para participar dessa comunidade que, a despeito do que digam, não é formada por gente insípida e que bate na mesma tecla; é um grupo de pessoas preocupadas, conscientes e que tentam fazer o máximo possível para deixar sua contribuição.
Que tal entrar nessa também? Basta aquele empurrãozinho consciente para sair da inércia e te garanto que, quando você se der conta, já vai ter mudado muita coisa. Afinal, o nome desse movimento traduz exatamente isso: Starts With You!
Fernando Barone é blogueiro (http://www.puropop.com.br). Para segui-lo: @barone
issae baronil !
falou e disse!!! sou paisagista e me considero ecologista e ambientalista. Em meus projetos procuro introduzir práticas sustentáveis como teto verde que entre outras vantagens é isolante térmico, fixador de carbono, abrigo da flora e fauna nativa e pré-filtro da água da chuva. Além disso, no dia-a-dia consumo produtos orgânicos e menos embalagens possível (e ainda assim a produção de lixo é enorme!). Uso bicicleta para tudo, meio de transporte para o trabalho, cinema, praia…Reduzir é o princípio: reduzo tempo, dinheiro e gás carbônico. Reutilizar e reciclar são consequencias do consumo consciente!