Adeus, mosquitos

O blog Discutindo Ecologia repercutiu uma questão: um artigo da Nature concluiu que se fossem extintos, os mosquitos não trariam nenhum desequilíbrio ao ecossistema, ao contrário do senso comum. Respeitada, a Nature é uma das maiores publicações de ciência.

A repórter argumenta dizendo que os mosquitos são os maiores vetores de doenças para o homem. “Um mundo sem mosquitos seria mais seguro para nós”, diz o texto, que gerou controvérsia e uma discussão acalorada entre os cientistas.

Deixando a chatice dos mosquitos de lado, o ponto é que não há estudos que analisem profunda e conclusivamente o impacto e a importância dos mosquitos em seus ecossistemas – ou seja, apesar de ser a opinião de grandes especialistas, ainda são opiniões baseadas no “achismo”. Os críticos também argumentam que, seguindo essa lógica, em breve estaríamos querendo eliminar todos os outros animais com os quais temos problemas: as cobras, os tubarões…

“Estamos em um mundo realmente estranho, onde investimos rios de dinheiro para salvar os animais bonitos e pensamos em uma extinção intencional de espécies que mal sabemos o papel na natureza”, conclui o Discutindo Ecologia. E você, o que acha?

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser, Blog, Notícias SWU, Sustentabilize-se. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

31 respostas a Adeus, mosquitos

  1. Lorena Gomes disse:

    tudo tem motivo pra existir inclusive os mosquitos!

  2. Carol disse:

    Não gosto deles mesmo! U_U haha

  3. QUE DÓ! QUE DÓ! MATOU A FURMIGUINHA! QUE DÓÓÓ!

  4. Lucas disse:

    Mesmo que aparentemente seja comprovado que a extinção de mosquitos não traga mal nenhum à natureza, a ideia de brincr de Deus sempre me assusta. Não temos conhecimento suficiente pra prever todos detalhes, principalmente nos cenários extremamente complexos como os da ecologia.

  5. Ma Britto disse:

    ah claro, sempre o homem querendo salvar seu lado.
    todos os animais tem importância sim!

    e a do mosquito é fazer o controle humano, do mesmo jeito que outros fazem de outros animais!

    “seguindo essa lógica, em breve estaríamos querendo eliminar todos os outros animais com os quais temos problemas: as cobras, os tubarões…”

    O ser humanos tem muito o que aprender nessa vida ¬¬

  6. ma britto disse:

    ah claro, sempre o homem querendo salvar seu lado.

    todos os animais tem importância sim!

    e a do mosquito é fazer o controle humano, do mesmo jeito que outros fazem de outros animais!

    “seguindo essa lógica, em breve estaríamos querendo eliminar todos os outros animais com os quais temos problemas: as cobras, os tubarões…”

    O ser humanos tem muito o que aprender nessa vida ¬¬

  7. @paulaxsartori disse:

    Cada espécie vivente ocupa um nicho ecológico, e a extinção da mesma, causa desequilíbrios ao ambiente.
    Não sei se vocês sabem, mais a importância dos insetos vai muito além do x que come o y e causa um z.
    Insetos atuam como polinizadores de plantas superiores, sendo muitas dessas só plantas só existem devido a polinização feita exclusivamente por insetos. entomologistas poderiam explicar melhor.
    FATO é, com a extinção dos insetos -vetores de doenças ou não- plantas não seriam polinizadas, logo esta não produziria frutos, não alimentaria vários outros animais. e causaria a extinção de muitas outras espécies -de não insetos-.

  8. MARIA ALICE disse:

    Sim, sou a favor da extinção do mosquito, uma vez que esses pequenos insetos são resultados da má educação das pessoas. A natureza é perfeita e não produziu seres para serem predadores uns dos outros. Colocou à disposição dos animais vasta vegetação para a sua sobrevivência. Essa questão de predadores é fruto da idéia do ser humano.

  9. Gabriela disse:

    Realmente os mosquitos não causara nenhum desiquilibrio,pois é fruto da poluição.Mas a cobra,tubarão tem seu habitat natural e se extintos podem sim causar um desiquilibrio no ecossistema.*-*