Adeus, mosquitos

O blog Discutindo Ecologia repercutiu uma questão: um artigo da Nature concluiu que se fossem extintos, os mosquitos não trariam nenhum desequilíbrio ao ecossistema, ao contrário do senso comum. Respeitada, a Nature é uma das maiores publicações de ciência.

A repórter argumenta dizendo que os mosquitos são os maiores vetores de doenças para o homem. “Um mundo sem mosquitos seria mais seguro para nós”, diz o texto, que gerou controvérsia e uma discussão acalorada entre os cientistas.

Deixando a chatice dos mosquitos de lado, o ponto é que não há estudos que analisem profunda e conclusivamente o impacto e a importância dos mosquitos em seus ecossistemas – ou seja, apesar de ser a opinião de grandes especialistas, ainda são opiniões baseadas no “achismo”. Os críticos também argumentam que, seguindo essa lógica, em breve estaríamos querendo eliminar todos os outros animais com os quais temos problemas: as cobras, os tubarões…

“Estamos em um mundo realmente estranho, onde investimos rios de dinheiro para salvar os animais bonitos e pensamos em uma extinção intencional de espécies que mal sabemos o papel na natureza”, conclui o Discutindo Ecologia. E você, o que acha?

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser, Blog, Notícias SWU, Sustentabilize-se. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

31 respostas a Adeus, mosquitos

  1. Gabriela disse:

    Realmente se o mosquito for extinto não gera nenhum desiquilibrio,pois o mosquito é fruto da poluição.Mas tubarão,cobra não gera nenhum problema, no seu habitat natural ,e se for eliminado causara um desiquilibrio.

  2. Rafael Kraemer disse:

    Daian, é a regra do jogo meu caro !

    A regrá… se você os domina, você é a especie dominante, aproveite, ou sofra com isso, tanto faz !

    Mais um coisa eu digo, let the mosquitos burn !!

  3. @stenio182 disse:

    SOU CONTRA A EXTINÇÃO DOS MOSQUITOS!!

    Gente isso é questão de lógica!!
    Parem pra pensar, alguns (vários) animais se alimentam justamente de mosquitos e outros tipos de insetos. Obviamente haveria um desquilibrio para os animais e a longo prazo isso afetaria também nós humanos.

  4. Renata disse:

    Na boa, eu entendo praticamente nada, a final não estudo ecossistemas, maaaaaaas não me parece nada normal provocar a extinção de qualquer espécie q seja…Mosquitos são chatos?São!Mosquitos transmitem doenças?SIM! Mas e a chatisse e perigo q o homem traz???
    O que tem de animal que se alimenta de mosquito…gente, eles iam comer o que?Mc Donald’s????? O.o

  5. Eduardo Marques disse:

    Que besteira enorme isso!!! Pode ser um “achismo” meu também e por mais cruel que seja as doenças transmitidas por estes mosquitos são uma forma de controle da nossa especie também não é? Afinal muitos esquecem que também somos animais e fazemos parte do mesmo ecosistema e do mesmo equilibrio. Assim como existem argumentos de que se X animal fosse extinto Y não teria mais inimigos naturais e cresceriam desordenadamente… isso funciona para nós seres humanos também!

  6. Leo disse:

    nenhum ser esta aqui por acaso, o mundo todo é uma grande teia em que cada especie desenvolve seu papel, quando uma especie é extinta, por mais que nao pareça ser de grande importancia para nós, ela fará falta em seu ecossistema e causará um desequilibrio e isso vai se tornando uma bola de neve que acaba atingindo muitas outras especies. se os mosquitos nos incomodam é pq estamos ocupando um espaço que nao deveriamos e os grandes responsaveis por essa grande praga somos nos mesmos. ao espalharmos lixo e esgoto clandestino por tda a parte so estamos aumentendo os locais de reprodução de tais animais.

  7. Gilmar disse:

    Bom , de fato sapos comem mosquitos , mas não conheço todos seus abitos alimentares , e se isso geraria um desequilibro é outra história, pois ,humanos comem carne e nenhum de nós morre por ser vegetariano.

    Porém algo ninguém pode negar , extinguir os mosquitos livraria o mundo de milhares de doenças e ajudaria muitos povos com menos acesso a saúde , inclusive no Brasil. Só que é uma idéia utópica , duvido que alguém consiga extinguir todos os tipos de mosquito fora do ambiente urbano.

  8. r_goncalves disse:

    Essa discussão não lavará a nada, é apenas mais uma entre as bilhões que por estarem envolvidas com meio ambiente vão fomentar em sites como esse apenas por (desculpem) estar na moda. Não que eu deixe de concordar com a importância da causa ambiental mas pense: Os mosquitos são os maiores vetores de doenças, obviamente as mega corporações de medicamentos não vai deixar um “Negócio” desses voar. É a mesma lógica para a AIDS, que também é outro negócio trilhardário para quem vende remedios caríssimos, ou seja, AIDS, Mosquito ou qualquer coisa que garanta trilhões de dinheiros para uma meia dúzia de pessoas infelizmente não vai acabar assim tão facilmente, mesmo que signifique a morte ou doença de bilhões.

  9. Ede disse:

    Animal algum deve ser extinto.. se está lá tem um porque! e não, graças a Deus, não frequento praias desse tipo! que alias, não nasce mosquito em água salgada! nasce em água empossada mto provavelmente em perímetro urbano por causa do HOMEM! talvez esse deva ser extinto! ou alguns deles! rs

  10. Rafael disse:

    Eu iria agradecer bastante se fossem extintos, quem defende a existencia destes insetos é porque nunca passou uma noite em qualquer praia do NE.