O blog Discutindo Ecologia repercutiu uma questão: um artigo da Nature concluiu que se fossem extintos, os mosquitos não trariam nenhum desequilíbrio ao ecossistema, ao contrário do senso comum. Respeitada, a Nature é uma das maiores publicações de ciência.
A repórter argumenta dizendo que os mosquitos são os maiores vetores de doenças para o homem. “Um mundo sem mosquitos seria mais seguro para nós”, diz o texto, que gerou controvérsia e uma discussão acalorada entre os cientistas.
Deixando a chatice dos mosquitos de lado, o ponto é que não há estudos que analisem profunda e conclusivamente o impacto e a importância dos mosquitos em seus ecossistemas – ou seja, apesar de ser a opinião de grandes especialistas, ainda são opiniões baseadas no “achismo”. Os críticos também argumentam que, seguindo essa lógica, em breve estaríamos querendo eliminar todos os outros animais com os quais temos problemas: as cobras, os tubarões…
“Estamos em um mundo realmente estranho, onde investimos rios de dinheiro para salvar os animais bonitos e pensamos em uma extinção intencional de espécies que mal sabemos o papel na natureza”, conclui o Discutindo Ecologia. E você, o que acha?
Acho muito engraçado, o ser humano achar que todo o planeta foi feito apenas para eles. E por ser o único animal racional, acha que é melhor que qualquer outro ser vivo. Imagina se todos os outros seres vivos que sofrem com os nossos atos, fosse se revoltar contra nós… o.O
É fato que havera desequilibrio se os mosquitos forem extintos! Muitos passaros pequenos, sapos entre outros pequenos seres vivos se alimentam desses mosquitos! Na real, as vezes essas matérias saem só pra gerar polêmica, vivemos em mundo polêmico?!
Com que base vcs afirmam que não existem estudos aprofundados sobre o impacto? Se, de acordo com o próprio texto, a Nature é respeitada e é uma das maiores publicações de ciência, não teriam eles maior credibilidades que um site de um festival sem dados e base?
eu não sabia dessa das libelulas.. intão tem sim um desequilibrio.. sim eu gostaria de um mundo sem mosquitos.. mas só por comodismo.. pq mosquitos são chatos .. mas sem eles com certeza aconteceria mta coisa… libelulas morreriam.. depois os animais que se alimentam de libelulas e assim por diante…
O ser humano é burro pra caralho, com tantas coisas para extinguir, como a fome, estão preocupados em extinguir os mosquitos, ah vai ver se eu estou lá na esquina!
A Cobra come o Sapo que come o mosquito, portanto gera algum desequilibrio.
Esses caras não sabem o que dizem pois, se nós eliminasse-mo as quebraríamos o ciclo comum e proliferaríamos outras espécies e acabaríamos com o alimento de outras como “sapos” e esse não tendo alimento suficiente em seu habitat natural sairia ara buscar alimento em outro habitat podendo assim chega até em nossas casas e trazer doenças, sou da seguinte opinião “A Terra andaria em perfeita harmonia eequilibrio se não houvesse a interferência do homem”.
Será que ninguém pensa nas plantas carnívoras?!?!?!
As libelulas são um predador dos mosquitos. Então existe sim, algum desequilibrio.
As libelulas depositam seus ovos no mesmo lugar dos mosquitos, e quando os ovos nascem as larvas se alimentam dos ovos de mosquito. Assim também quando se tornam libelulas.
Então existe sim, algum desequilibrio.