Veja aqui 6 bandas que, além de mandarem aquele som, se preocupam com o futuro do nosso planeta. Prova de que diversão e sustentabilidade, associados, possuem muito mais força do que individualmente. Confira!
Dave Matthews Band
É uma das bandas que encabeça um movimento informal conhecido como “greening the tour” (algo como “deixando a turnê mais verde”). Em 2006, a banda decidiu compensar a poluição produzida durante sua carreira e assim, investem em ONGs e instituições que de fato promovam ações sustentáveis. Eles auxiliaram, por exemplo, na construção da Rosebud Wind Turbine, a primeira turbina de vento de grande escala nos EUA. Em 2010, a turnê de verão deles contou com o apoio da ONG FilterForGood, onde incentivaram os fãs a reutilizarem suas garrafas de água, dando a infraestrutura e o apoio necessários.
Linkin Park
A banda Linkin Park, depois do Tsunami fundou, em 2005, a ONG Music for Relief, dedicada a auxiliar as vítimas de catástrofes naturais. Desde a sua criação, Music for Relief levantou mais de US$ 3,5 milhões para vítimas de catástrofes múltiplas em quatro continentes (inclusive para as vítimas do Tsunami, em 2004). A ONG também apóia programas ambientais para ajudar na prevenção e diminuição de futuras catástrofes naturais, tais como a campanha Send Dirt, para proteção e restauração das zonas úmidas, e os milhões de árvores no Projeto Inner Mongolia. Music for Relief organizou um concerto beneficente com artistas renomados, enviando músicos e voluntários para ajudar no Sudeste Asiático. Cerca de 810 mil árvores foram plantadas para ajudar a reduzir o aquecimento global em uma de suas campanhas.
Coldplay
Em 2002, a banda contratou uma empresa para plantar 10 mil mangueiras em Karnataka, na Índia. A ideia, na época, era neutralizar a poluição gerada na produção e distribuição de seus CDs. Já em 2009, durante a turnê “Viva la Vida”, Chris Martin e cia. promoveram o primeiro show com carbono neutro na região de Abu Dabi, nos Emirados Árabes. O governo local não apenas destacou os acontecimentos sustentáveis do evento, mas utilizou o momento para chamar a atenção de todos para os problemas ambientais do Oriente Médio.
Jack Johnson
O músico tem uma forte ligação com o mundo do surf (é amigo de esportistas, como Kelly Slater) e a preocupação com o meioambiente acaba sendo inevitável. Em 2008, por exemplo, ele neutralizou 1.450 toneladas de CO2. Além disso, contribui financeiramente na preservação de uma área na Amazônia peruana. O envolvimento do músico é tão grande com essa questão que fundou, no Havaí, uma ONG que apoia a educação ambiental, a Kokua Hawai’i Foundation. O site oficial de Jack Johnson tem também uma área dedicada apenas ao greening.
Pearl Jam
A banda é ativista ambientalmente e não esconde isso. Nas últimas turnês mundiais neutralizou as emissões de carbono ao criar uma reserva ambiental em Madagascar. Os discursos nos palcos e na TV sempre buscam conscientizar os fãs, assumindo esse papel de “Já que nos ouvem, vamos falar o que precisa ser dito”. Recentemente, o guitarrista assumiu em uma entrevista que a banda é mais do que os músicos, é um negócio, um empreendimento. Dessa forma, investem dinheiro, tempo e recursos na preservação do planeta. Dentro do site deles há uma área, por exemplo, dedicada a conscientizar os fãs na questão dos oceanos. Aproveitando o gancho da música “Oceans”, indicam como cada um pode se envolver para salvar e preservar os oceanos. Em outra área, na do blog, publicaram um post para o Dia de Ação de Graças do ano passado, dando 10 dicas de como presentear o próximo e construir um bem maior, em comum. Assim é o Pearl Jam, que cedeu o uso da música “Just Breathe” para a nossa campanha, já que não poderá estar presente, mas acredita nessa causa.
Radiohead
Por exigência da banda, todos os palcos de seus shows têm uma preocupação ambiental. A cenografia é feita com material reciclado e a iluminação baseia-se em microlâmpadas que consomem 10% da energia das convencionais. Em algumas turnês, a banda envia seus equipamentos por navio, para poupar o tráfego aéreo e diminuir a emissão de gases poluentes. Além disso, o último álbum, “In Rainbows”, foi disponibilizado antes na internet para download, sendo que os fãs podiam pagar o valor que quisessem, diminuindo a quantidade de CDs e o gasto de matéria-prima na impressão desses. Por essas e outras, foram eleitos pelo Planet Green (movimento sustentável liderado pela Discovery Communications) como um dos destaques no cenário musical, preocupados com o bem do planeta.
Então por que vocês não chamam Coldplay, Jack Johnson, Pearl Jam e Radiohead?!! Tem que chamar! Tudo a ver com o evento, além de serem bandas sensacionais!
Será que vem mais nomes por ai? rs
A música historicamente foi transformadora de hábitos e costumes. Que o SWU institua a consciência ambiental nos fãs da boa música. Com tantos grupos internacionais fazendo algo pelo meio ambiente, temos que destacar também as bandas brasileiras que tem a mesma linha ambiental, entre elas BANDA CO2 ZERO, Walking Lions, SANANDA, Pequeno Cidadão e tantas outras.
Start With You
coldplayyyyyyy é lindo demaisssss, bem q poderia vir no dia 9
Cade o Pearl Jam e o Radiohead no festival?
Ta faltando um dos dois pelo menos hein…no dia 9 junto com Rage Against!
E U2?
e bandas nacionais?? Jeito Moleque pode ser ruim rsrs mas é a ÚNICA banda brasileira que faz show neutro em carbono, além de já ter plantado mais de 4 mil árvores..
Bandas de grande repercução deveria seguir exemplos como esses, se preocupando com o ambiente em que vivemos…
Dentre as quais, até agora, as piores vêm pro festival. Coldplay, Pearl Jam, Radiohead, ai sim seria um festival de respeito.
Curto todas, mas sabia apenas do Pearl Jam e Radiohead, alias PJ não vem, mas e o R A D I O H E A_D?????????????
AAAAAAAAAAAAAAAH bem que poderia meu deus!
não se esqueçam do Incubus. os caras têm uma ONG chamada Make Yourself sempre presente em campanhas de todos os tipos.
fora o fato de que o Brandon Boyd (vocalista) e os outros rapazes vivem estimulando o povo a trocar os carros por bicicletas e blá blá blá.