Você já parou pra pensar em como tomar atitudes sustentáveis pode lhe trazer benefícios pessoais e diretos? Não? Então aí vai uma dica: economizar energia elétrica. Não é difícil e pode representar uma diminuição significativa no seu bolso. A eletricidade consumida pela iluminação é responsável por cerca de 10% a 20% do orçamento doméstico.
Pra começar a economia, vale trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. As incandescentes só convertem entre 5% e 10% da energia que utilizam em luz, contra uma média de 50% a 85% das fluorescentes. Mais: se todos os lares brasileiros trocassem apenas cinco lâmpadas convencionais por fluorescentes compactas, seria como neutralizar a emissão de CO2 de aproximadamente 4 milhões de carros.
De acordo com o Planeta Sustentável, em uma casa onde existam 14 lâmpadas com potência média de 80W, por exemplo, a economia anual com a troca chega a R$ 440. As lâmpadas fluorescentes compactas são mais caras, mas compensam o valor no consumo de energia. Além disso, em um período de cinco anos, uma casa com lâmpadas incandescentes produzirá 96 lâmpadas queimadas a mais que as fluorescentes, segundo esse o site O homem ambiental.
Viva a parede branca!
E por falar em lâmpadas queimadas, não vacile: tire-as do soquete. Quando ainda rosqueadas, elas também consomem energia. Outra dica é usar cores claras para pintar as paredes. Elas ajudam a otimizar o uso da iluminação, refletindo melhor.
Cada pequena medida tomada aumenta a economia de energia, além de diminuir sua conta. De quebra, ajuda a preservar a natureza, já que, para a energia elétrica chegar até nós são explorados diversos recursos nem sempre renováveis, além do processo poluir o meio ambiente. Experimente e passe em frente essa ideia.
Tantos elogios a fluorescentes e fazem mal a pele e olhos.
podem ate fazer mal a pele mas faz bem a natureza coisa que só alguns preservam por que as vezes só
pensamos em nos somos egoistas e não pensamos nas procimas gerações
acho legal esse assunto, estou fazendo um trabalho sobre isso… é interessante.
Adotei há uns 6 anos atrás as lâmpadas fluorescentes… o resultado foi assustador… diminuição da conta de energia e ambientes melhor iluminados…
Agora é só esperar pelas lâmpadas LED.