Diariamente quase 13 toneladas de bitucas são jogadas só nas ruas de São Paulo. Tá bom pra você? Agora, a boa notícia desse parágrafo é que, em vez de entupir bueiros e contaminar a água, elas poderiam muito bem ser reutilizadas.
Foi pensando nisso que os designers Jefferson Vasconcelos e Fauzi Nasreddine desenvolveram, em 2007, um tecido fabricado a partir dos filtros de cigarros. A ideia era utilizar a massa resultante da reciclagem deles para confeccionar tecido e atender ao mercado em diversos segmentos.
Mas não foi fácil encontrar patrocínio aqui no Brasil. Tanto que a ideia dos designers estacionou. “A gente teve que deixar um pouco de lado por culpa da falta de verba. Dependemos muito da iniciativa privada ou de algum apoio público para fazer um teste industrial”, conta Jefferson. “Quando a mídia ficou sabendo do projeto do tecido, muita gente começou a procurar. O problema é que tinha muita gente mal intencionada, que não queria ajudar, mas explorar”.
Algo semelhante foi feito pela chilena Alexandra Guerrero: ela cria faz roupas a partir das bitucas, misturando o material do filtro com lã natural. É o projeto Mantis.
Enquanto a ideia do tecido está em stand by, Jefferson não deixou de desenvolver materiais sustentáveis. Ainda hoje faz palestras voltadas a Arquitetura Sustentável e tem um desejo simples: que todos saibam a importância do reaproveitamento. Porque parece que não, mas algumas das coisas que jogamos no lixo – e na calçada – podem ter muito valor.
O texto de hoje nasceu da dica da Natália Feula @feula, que já está engajada no movimento e nos deu essa ideia. Como era muito boa, não podíamos deixar passar
bacana
ótima ideia!
roupa de nico
Na Gincana Impacto Zero SWU, nós da Equipe Catavento, representantes da Universidade Federal de Alfenas, catamos CINCO Kg de bituca e podemos falar o quanto é difícil, pois uma grande quantidade tem uma massa muito pequena!
Acho interessante o Portal, pra que possamos dividir experiencias e conscientizarmos uns aos outros de que as pequenas atitudes DEVEM começar com cada um de nós…
Ei, você fumante, quem nunca jogou uma bituca no chão?!
TREZE toneladas é MUUUUUUUUUITA BITUCA! E deve ter um cheiro bizaaaaaaaarro!! ahaha
Ei, comece com VOCÊ também!
Bituca no chão não!
;)
Mas é cada ideia criativa hahaha
Jésus!
seria uma boa alternativa.. essas bitucas vivem pelo chão das cidades!
O negocio era não precisar desse tipo de coisa para não haver este tipo de sujeira.
Uma idéia é a parceria com as industrias de cigarros que devem tb se responsabilizar socio ambientalmente, pelo lixo que seus consumidores estão gerando.
13 toneladas? duvido. é bituca demais pra pouca boca.