Deixe seu caminho mais verde

Você sabia que dá para economizar, por ano, mais de 20% de energia apenas se plantarmos duas árvores que forneçam sombra, uma de cada lado de sua casa?  Como isso é possível? Bom, segundo O Livro Verde, se árvores frondosas (aquelas cobertas de folhas) fossem plantadas em volta de 25% dos lares que têm e usam ar-condicionado, o ambiente no interior das casas ficaria mais fresco, arejado, e a economia de energia seria suficiente para fechar três usinas de energia a carvão. Uau!

Pois é, mas esta realidade é menos distante do que se imagina. Poucos têm conhecimento, mas, desde 2005, com a campanha de incentivo permanente à arborização da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA), qualquer um pode plantar sua própria árvore. Você deixa o ambiente mais bonito, respira melhor e ainda economiza energia, sempre com o apoio da prefeitura.

De acordo com a SVMA, o cidadão tem todo o suporte necessário para começar. O único requisito é morar e plantar a árvore na cidade de São Paulo.

Quem estiver interessado deve ir a um parque municipal e solicitar sua muda. Claro que, como arborização é coisa séria, no momento da entrega da muda você responde a um questionário rápido sobre o local onde pretende plantá-la, e, a partir daí, o profissional da prefeitura avalia qual é a espécie ideal para o local. Um plantio sem planejamento pode acabar sendo inconveniente não apenas à natureza, mas também aos moradores da região.

Além de um termo de compromisso, todos que quiserem plantar sua árvore recebem orientação técnica, uma Cartilha de Arborização Urbana ilustrada e dicas de plantio e cuidados. Gostou? Confira a lista de parques municipais para descobrir qual fica mais perto de sua casa.

Ah, e depois de plantar, não esqueça de mandar uma foto para a gente!

Esta entrada foi publicada em Notícias SWU. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

18 respostas a Deixe seu caminho mais verde

  1. Vamo galera que ainda dá tempo!!

  2. CamilaBarish disse:

    Vamus cuidar povo!! Atitude na veia!!!

  3. A população deve aprender a conviver entre concreto e organismos vivos.

  4. Wilminha disse:

    A divulgação é a chave do negócio, ao invés de ficarem fazendo “merchan” de novelas e babaquices de programas sem cultura, divulguem mais SWU e façam do seu Planeta um cantinho mais verde e respirável :D

  5. marcdeabreu disse:

    enquanto isso…
    aqui no arborizado bairro de Higienópolis, cidade de São Paulo, as árvores são podadas de maneira brutal pela Prefeitura (não será a mesma SVMA, será?), e muitas acabam secando… Ano passado, uma figueira centenária foi podada até o chão porque ‘estava ameaçando um muro considerado patrimônio histórico’… o tal muro não nos dá sombra, renova o ar, nem abafa a poluição sonora… E agora podaram muitos galhos da figueira centenária do outro lado da rua, que cresceu apoiada na sua irmã extinta e agora tornou-se uma ameaça…
    enfim, há muito o que educar, especialmente o próprio poder público, que no Brasil é tão retrógrado — somos nós, cidadãos, fazendo a nossa parte, que os faremos progredir, correndo atrás do nosso bem-estar.
    valeu a iniciativa!

  6. Jeff. V. disse:

    moro em Alagoas, e não faço a minima idéia de como plantar uma árvore…
    até porque, aqui onde moro não existe estrutura p/ serem plantadas arvores….no caso, eu teria que plantar em algum parque/praça… mas não tenho a minima idéia de como fazer isso.
    uma pena que essa campanha de incentivo só exista em São Paulo… =[

  7. O2 disse:

    Poxa, amei essa noteicia!
    Já tinha visto o comercial na tv, mas, nunca parei para saber de fato como o movimento funcionava e tal.
    Com certeza irei aderir e fazer minha parte nessa batalha. Que é árdua, porém, necessária.
    Green Kisses
    Fui.

  8. Thiago BrOw disse:

    Se cada um além de plantar, se preocupa-se em CUIDAR das arvores, isso traria mais benefícios para a natureza e um vão cada vez menor homem-ambiente.