A arte do elogio

Fala, meu camarada, hello, moça xavequeira, vocês adoram receber um elogio, né? Óbvio que sim, até uma planta, até um poste no meio da rua gosta de ser elogiado! E ali, no meio da megabalada que vai rolar nos três dias de SWU Music and Arts Festival, mandar bem na hora de elogiar seu alvo pode fazer toda a diferença.

Chapa leitor, doce leitora, o elogio é, por si só, algo muito bacana, porque parte de uma motivação positiva – você gostou do que viu e quis deixar o outro feliz ao verbalizar isso. Lindo. Mas, há formas e formas de fazer esse elogio e, acredite, algumas são bem melhores do que outras. Vamos entender isso melhor?

1 – Seja criativo, evite os clichês, fuja do lugar comum! Em vez de elogiar a beleza da pessoa, busque algo além. A menina gata, linda, já sabe que é bonita, parceiro. Ela escuta isso desde os cinco anos de idade no Jardim da Infância. Assim, em vez de falar da boca carnuda da brota, elogie a maneira como ela sorri. E você, menina, em vez de exaltar os olhos azuis do rapaz, opte por falar do jeitinho como ele olha você. Saia do óbvio.

2 – Fique atento (e atenta) aos pormenores, aos detalhes, aos penduricalhos daquela pessoa que deixou você sem ar. Chegar no outro elogiando um acessório, um brinco, um piercing ou uma tatoo passa a ideia de que você é uma pessoa observadora, atenta, sensível. E o bom xavequeiro é antes de tudo um grande observador. Comente o acessório, não como se fosse um consultor de moda, mas dizendo como ele ficou bem na pessoa, tornando-a ainda mais interessante.

3 – Por fim, diga esse elogio pelo puro prazer de dizer algo legal a outra pessoa. Sem cobranças ou condições, sem deixar explícito que você está interessado nela. Aliás, a sacada do bom elogio está aí: ele deve ser espontâneo e despretensioso. Calma, não estou dizendo que você não deve xavecar a pessoa, não é isso. Mas deixe o xaveco acontecer naturalmente, sinta a receptividade do outro e, se não houver brecha pra uma investida, tudo bem. Saia com a dignidade que chegou, pois o que você fez já foi muito legal.

Fazer um elogio ao outro, de maneira sincera e espontânea, fará bem não só a ele, mas a você também. Bom elogio e parabéns!

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

12 respostas a A arte do elogio

  1. jullianapontocom disse:

    Olha, aproveitando a oportunidade, gostaria de elogiar o post e a forma como você, Fabiano Fantástico, consegue chegar ao leitor sem parecer piegas. Assim, como um bom amigo, dando conselhos úteis e mega agradáveis!
    Parabéns!

  2. Taiana Moura disse:

    Se candidata, Anne? Como assim? Você seria a maior chifruda de todos os tempos com esse cara, haha.

  3. Jefferson Roberto de Carvalho! disse:

    Noss…o cara parece o Austin Powers!

  4. Rodrigo Nogueira Ribeiro disse:

    Caraca que massa me vi nesse post! muito bom.
    me passa os nomes dos seu livros seria interessante dar uma olhada.

  5. Rafael disse:

    CADE AS ATRACOES DO DIA 09 ?

  6. Hyu disse:

    Boa dica ;p
    Só falta corrigir ‘Chegar no outro elogiando um assessório, um b’ para acessório.

  7. Thiago Carvalho disse:

    Falaaa Fabiano, parabéns pelo post! show como sempre rs. sucesso chapa! ah, eu sou o tal de @sinforozera que te enche o saco no Twitter rs.

    Grande abraçooo!

  8. Gustavo Vieira disse:

    WTF! Xaveco? Cadê a sustentabilidade? E a música? Não faz sentido!

  9. Muito legal, grandes dicas, serão uteis nos dias de camping…
    73 dias!!!!não vejo a hora!!

  10. Anne Ramone disse:

    Adoreeeeiii … O Fabiano é Casado? se ele nao for eu me candidato … hahahahahahaahahahahahahahahahhaha