A primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Economia, Elinor Ostrom, fez um alerta: “Nós não podemos esperar sentados para chegar a uma solução global”. O recado foi dado em entrevista concedida à Marta Escotet, da Fundação Avina, na qual Ostrom afirmou que a resolução dos problemas climáticos mundiais passam por uma conexão de ações. “Você pode fazer muitas coisas em nível local, comunitário e regional”, completou.
Ostrom não concorda que o homem tornou-se uma praga no planeta, condenada a esgotar os recursos que são seus próprios meios de subsistência, e que a única maneira de impedir a devastação ambiental é por meio da privatização ou regulação autocráticas.
Para a economista, uma das vias para se chegar à solução do problema são as instituições de cooperação organizadas, regidas pelas mesmas pessoas que precisam utilizar os recursos comuns e estão empenhadas em fazê-lo de uma forma sustentável, respeitando o tempo de recuperação.
Segundo ela, que recebeu o Prêmio Nobel de 2009 em razão de estudos de governança dos recursos de propriedade comum, um contato junto aos agricultores apontou para essas soluções. “Cheguei a esta conclusão depois de ter estudado uma série de sistemas de irrigação geridos pelos próprios agricultores, tê-los visto usar esses recursos de uma forma que é nitidamente superior ao levantado por alguns governos”.
Merecidissímo!
Todos deviam cooperar, e seguir idéias de pessoas como ela.
O mundo precisa de gente assim…
merecido :)
traz ela pro fórum !
mais que merecido
mereceu =]
gostei muuuuuuuuuuuuuuito!